O Grupo de Pesquisa Turismo em Tempos de Pandemia, coordenado pela professora Rita de Cássia Ariza da Cruz, da Universidade de São Paulo (USP), desenvolve um projeto com o intuito de identificar e analisar efeitos da pandemia do novo coronavírus covid-19 sob uma perspectiva multi e trans-escalar, a partir de estudos de casos do Brasil, Argentina, Portugal, França e Moçambique. Por meio de um questionário on-line, a equipe procura levantar dados acerca dos hábitos de viagem dos participantes.
No Brasil, serão estudados os impactos da pandemia do covid-19 sobre os estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Atualmente, o grupo é composto por docentes, pesquisadores e discentes de graduação e de pós-graduação, de 30 instituições, nacionais e internacionais, de diversas áreas do conhecimento.
Quatro componentes da equipe atuam na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campo do Turismo: Caroline Tedesco, docente da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs); Fernanda Raphaela Alves Dantas, professora do curso de Turismo; Itamara Lúcia da Fonseca, docente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres); Maria Aparecida Pontes da Fonseca, professora do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
Para responder o formulário, é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos (anonimato certificado). Mais informações sobre a pesquisa neste site ou entre em contato com o grupo pelo e-mail turismopandemia@gmail.com.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN