O novo decreto da Prefeitura de Natal, publicado no sábado (6), aponta a suspensão dos benefícios de gratuidade para idosos e de meia passagem estudantil – excetuados os estudantes em regime presencial – nos horários de pico do transporte público. A edição especial do Diário Oficial do Município destaca que a medida tem o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas.
A prefeitura considerou os horários de pico dos dias úteis, das 6h às 8h e das 17h às 19h. Nestes dois períodos, ficam suspensos o uso dos dois benefícios.
Segundo o decreto, a “operação do serviço de transporte público coletivo de passageiros poderá sofrer alterações a qualquer tempo, de horários, viagens, frequências e frota”. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vai disciplinar a aplicação desta medida.
Decreto da prefeitura de Natal trata sobre transporte público — Foto: Reprodução
Na última quinta-feira (4), a STTU anunciou o aumento do número de viagens realizadas por 15 linhas nos horários de pico para tentar reduzir as aglomerações de passageiros. Com o aumento de casos da doença e superlotação dos leitos no estado, passageiros passaram a temer ainda mais a contaminação nos ônibus lotados. Na sexta-feira (5), motoristas de ônibus reclamaram desta medida e pararam de rodar em dois protestos realizados nas proximidades do Viaduto do Baldo, na Zona Leste de Natal, bloqueando parte da passagem dos demais veículos.
Segundo a STTU, 15 linhas passarão pela mudança e, com isso, os ônibus passarão com diferença de 12 minutos entre cada viagem:
- N-73 – Santarém/Ponta Negra
- S-50 Serrambi/Santa Catarina
- N-08 Redinha/Mirassol via Rodoviária
- N-29 Nova Natal/Nova Descoberta
- N-60 Pajuçara/Mirassol
- N-64 Nova Natal/Petrópolis
- N-43 Nova Natal/Midway via Alecrim
- N-07 Alvorada IV/Cidade Jardim
- N-77 Parque dos Coqueiro/Mirassol
- N-79 Parque das Dunas/Mirassol
- N-84 Soledade/Petrópolis
- N-35 Soledade/Candelária via avenida Prudente de Morais
- N-02 Gramoré/Midway
- N-15 Pajuçara/Petrópolis
- N-75 Parque das Dunas/Alecrim
Crédito da Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi
Fonte: G1 RN