Com pouco menos de um mês do início da realização dos testes para diagnóstico da covid-19 por RT-qPCR, o Laboratório de Análises Moleculares Avançadas (AMALab) da Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa) chegou na última sexta-feira, 19, à marca de emissão de mil laudos diagnósticos da covid-19. O laboratório tem capacidade para realizar 10 mil testes. O AMALab está trabalhando em colaboração com o Laboratório Central do Estado do RN (Lacen), recebendo amostras de swab nasofaríngeo dos 21 municípios que compõem a V Região de Saúde do RN (V URSAP).
A equipe do laboratório é composta por nove servidores, que conciliam voluntariamente suas atividades acadêmicas e as atividades do AMALab, e dois funcionários terceirizados (de apoio à limpeza e atividades administrativas). A equipe trabalha de maneira alternada entre seus membros, perfazendo uma escala que, por vezes, alcança a jornada das 7h às 22h, visando uma rápida emissão de laudos diagnósticos, em menos de 24h após o recebimento das amostras.
Esses esforços são realizados de modo a contribuir com agilidade na tomada de decisão na conduta médica para manejo da doença, fazendo a diferença para os cidadãos que residem no interior do RN. Trata-se de mais uma ação da Facisa/UFRN em consonância com sua missão social transformadora da sociedade, na busca por soluções para os desafios impostos pela pandemia.
Imagem: Reprodução
Fonte: Facisa/UFRN