Bailarino potiguar exibe projeto que une música e dança contemporânea

Cena do projeto “Dançar álbuns inteiros” do bailarino potiguar Álvaro Dantas - Foto: Brunno Martins

O bailarino potiguar Álvaro Dantas exibiu no último sábado (30), um projeto que reuniu música e dança contemporânea. O projeto “Dançar álbuns inteiros” faz parte da segunda edição do Projeto Poti-Cultural Sesc e foi ao ar no canal SESC-RN no Youtube.

“Dançar álbuns inteiros” é um projeto antigo do bailarino Álvaro Dantas com objetivo de integrar linguagens como o audiovisual, a música e a dança, além do diálogo com a arquitetura pensando no espaço físico como possibilidades poéticas e de ressignificação. Com o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, o bailarino resolveu expandir seus horizontes e dialogar com outras linguagens, e assim o projeto ganhou vida. A primeira edição foi executada no mês de abril e promoveu a audição do músico Luiz Gadelha junto com a intervenção e performance em dança contemporânea do artista em formato de live. Também foram realizadas performances com os álbuns de Aiyra e Alexandre.

Álvaro comenta que encara esse projeto como um marco em sua trajetória como artista: “ Sempre estive envolvido com muitos projetos como colaborador, o Giradança por exemplo, mas dessa vez vejo que é um trabalho “solo”, apesar de feito por muitas mãos, tenho muito para aprender ainda e esse caminho não tem fim, estou aberto para o mundo e para outras afetações”, declara.

Nesta edição, Álvaro convidou Simona Talma com seu álbum intitulado “Ficção” e realizou uma performance no formato de vídeo-dança, onde o bailarino se deixa conduzir pela música de Simona, colocando seu corpo a serviço de tudo que o envolve, como a temperatura, cores, e estado emocional.

“O processo de criação se deu de maneira colaborativa e, dessa forma, cada integrante da equipe ia pensando em como a linguagem em que estava a desenvolver no trabalho poderia influenciar nas narrativas do corpo. Todos tinham a função de provocadores cênicos, e juntos pensamos a iluminação, o movimento de câmera, o figurino, a música e a performance”, declara Álvaro Dantas.

O bailarino planeja um trabalho solo para esse ano com nome provisório de ” O menino que desaprendeu a dançar”, além de continuar com suas parcerias. Este projeto foi contemplado no edital Sesc Poti Cultural 2020.

ÁLVARO DANTAS

Álvaro Dantas é bailarino, ator, apresentador e possui experiências em teatro-musical, residente em Parnamirim/RN. Desde 2007 acumula vivências artísticas em diversas linguagens das artes cênicas como espetáculos, workshops e oficinas, iniciando assim sua formação profissional. Integrou a Cia. de Dança da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e atualmente é bailarino criador da Companhia Giradança, onde atua há 12 anos, e ator- fundador do Acordo Coletivo de Teatro e colabora com o Coletivo Insurgências Poéticas, também é apresentador de eventos como o Domingo na Arena e da Fundação Parnamirim de Cultura.

Bailarino potiguar Álvaro Dantas – Foto: Brunno Martins

Crédito das Fotos: Brunno Martins

Fonte: Assessoria de Imprensa / Comunica CECI

Sair da versão mobile