O Rio Grande do Norte contém o primeiro lote de vacinas contra o coronavírus na madrugada desta terça-feira (19). Como 82.440 doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Natal à 1h. O início da campanha de imunização no estado tem início nesta terça, às 10h, com um ato de vacinação simbólica na Escola de Governo.
A governadora do estado Fátima Bezerra (PT), que participou de uma declaração de entrega simbólica das doses em São Paulo em segunda-feira (18), comemorou a chegada dos imunizantes ao RN. “Não mediremos esforços para que as doses da vacina cheguem o quanto antes a todos os municípios do nosso estado. A previsão é que até o fim do dia todas as Regionais de Saúde recebam suas doses. Isso é esperança que se torna a realidade! ”, Disse pelas redes sociais.
Após a chegada, o lote foi escoltado pela Polícia Federal (PF) até a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) em Natal. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), depois do ato desta terça, a continuação da imunização acontecerá dentro de 72 horas, que é o prazo para distribuição das doses pelo interior do estado. As vacinas serão sentidas para as sete centrais: Natal, Mossoró, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Caicó, João Câmara e São José de Mipibu. A partir das regionais, como doses serão encaminhadas para todos os municípios potiguares.
Ao todo, 41.220 potiguares serão vacinados contra o coronavírus com 82.440 doses desta primeira etapa. Isso porque a CoronaVac – vacina que teve o uso emergencial aprovado no domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – é administrada em duas aplicações, com intervalo de 14 a 28 dias. Profissionais de saúde e idosos serão priorizados.
A entrega das vacinas acontece após sucessivos atrasos na logística do Ministério da Saúde. A previsão inicial era de que as doses chegassem em solo potiguar às 11h30 na segunda, mas o voo vindo de Guarulhos (SP) acabou sendo remarcado para a madrugada desta terça-feira (19), o que frustrou os planos do Governo do Estado de começar a vacinação simbólica às 17h de segunda. O Ministério da Saúde, responsável pela logística de entrega, também mudou o horário de envio das doses em pelo menos outros 12 estados.
RN Mais Vacina
O Governo do RN criou o RN Mais Vacina para monitorar o processo de vacinação contra a Covid-19 no estado. O sistema foi lançado às 12h de segunda-feira (18) e já conta com quase 250 mil cadastros na manhã desta terça. O portal vai registrar a chegada da vacina concedida pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde.
O registro não é obrigatório, mas é importante para dar transparência e agilizar o processo. O autocadastramento pode ser feito neste link.
Dentro da estruturação do estado para a campanha de vacinação anti-Covid, a governadora Fátima Bezerra também anunciou a compra de mil tablets que serão utilizados nas 711 salas de vacinação ativas nos municípios. O equipamento vai agilizar o cadastramento e o controle da aplicação.
O RN Mais Vacina é o resultado de uma parceria firmada pelo governo estadual com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais).
Fonte: Agora RN
Imagem: Elisa Elsie/Governo do RN