Segundo o jornal “Clarín”, o ex-jogador e maior ídolo do esporte do país, Diego Maradona, morreu após sofrer uma parada cardíaca em sua casa. Maradona havia recebido alta hospitalar no último dia 11 após a retirada de um hematoma subdural na cabeça.
O jornalista argentino, César Antonio Martín, falou que Maradona “como boa parte dos ídolos argentinos, fez o público sofrer bastante. Ele encantava multidões com sua forma de jogar bola, com seus títulos conquistados e preocupava as massas com sua vida pessoal. com sua queda de saúde e os problemas com o vício”.
Maradona vinha lutando contra o vício desde a metade dos anos 1980, mas nos anos 2000 e 2004 já esteve a beira da morte. Em 2000 o ex-craque argentino havia sido hospitalizado em Cuba, passando quase um semestre se recuperando da dependência química. Em 2004 chegou a ser internado novamente.
A carreira de jogador do craque argentino é incontestável! Em 1979 Dieguito foi destaque na Copa Mundial Juvenil, quando ganhou a competição pela seleção Argentina com apenas 18 anos. Jogou quatro Copas do Mundo (1982, 1986, 1990 e 1994), sendo vencedor de uma, em 1986 e vice em 1990. Meia atacante genial, formou um dos times mais icônicos da Itália no final dos anos 80, o poderoso Napoli, quando fazia dupla com o brasileiro Careca.
Em 2010 Maradona disputou a Copa do Mundo na África como técnico, sendo este o seu maior feito como treinador.
Após a Copa da África, Maradona estava entre idas e vindas no futebol. Foi comentarista de alguns canais de televisão, voltou a ser treinador em clubes pequenos, não obtendo o grande êxito que havia conquistado como jogador.
“Maradona tinha uma virtuosidade para brincar com a bola que dificilmente se viu em qualquer outro jogador”
César Antonio Martín, jornalista.
Este ano, o craque argentino estava focado em trabalhar como técnico, se afastando dos escândalos e sensacionalismo que sempre o cercaram em sua vida fora dos gramados. Diego Maradona foi um dos maiores jogadores da história do futebol, um dos maiores atletas do século XX e hoje o futebol mundial está de luto com a partida de um dos seus mais geniais e controversos filhos.
*Com informações de City News
Imagens: Reprodução