De acordo com um novo estudo, pessoas que seguem uma dieta vegana podem ter uma probabilidade significativamente maior de desenvolver fraturas ósseas do que os carnívoros. O estudo longitudinal, publicado na revista BMC Medicine, revelou que houve mais 19,4 casos de fraturas em veganos e mais 4,1 casos em vegetarianos para cada 1.000 pessoas ao longo de 10 anos.
“Este é o primeiro estudo abrangente e o maior estudo até o momento a olhar para os riscos de fraturas totais (fraturas que ocorrem em qualquer parte do corpo) e fraturas em diferentes locais em pessoas com diferentes hábitos alimentares”, disse a líder do estudo, Tammy Tong, epidemiologista nutricional da Universidade de Oxford, à CNN.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores recrutaram cerca de 55 mil adultos saudáveis do Reino Unido – carnívoros, pescatarianos, vegetarianos e veganos – para responder a um questionário sobre dieta, características sócio demográficas, estilo de vida e histórico médico entre 1993 e 2001.
Em 2016, os autores do estudo encontraram 3.941 fraturas totais entre os participantes. Em média, os veganos com menor ingestão de cálcio e proteína tiveram um risco 43 por cento maior de fraturas em qualquer parte do corpo, especificamente nos quadris, pernas e vértebras.
Fonte: Notícias ao Minuto
Imagem: iStock