Conferência discute qualidade e segurança em serviços de saúde

Publicidade

A 11a Conferência Internacional sobre Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde ocorreu na noite dessa quinta-feira, 8 de outubro. O evento virtual foi uma ação do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (Qualisaúde), que teve o intuito de discutir a Implementação da gestão da qualidade e segurança do paciente e de linhas de cuidado nos serviços de saúde.

O coordenador do Qualisaúde, Zenewton Gama, explicou que o encontro foi ofertado pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRN, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Pública do México e a Unidade de Saúde Pública de Medicina Preventiva da Universidade de Murcia (Espanha).

O coordenador do curso no México, Jesus Vértiz, falou sobre a missão do Instituto mexicano, que é contribuir para a igualdade social e plena realização do direito à saúde, por meio da geração e difusão de conhecimento. Já o representante da Universidade de Murcia ressaltou a importância da colaboração entre as instituições de diferentes países, que proporciona a união da qualidade científica e técnica para formação de profissionais.

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo, lembrou que o universidade vem dando resposta à sociedade, com qualidade e responsabilidade, cumprindo sua missão de formar recursos humanos e de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico. O professor falou ainda sobre a dedicação dos professores do Programa, que vivem a realidade de cada país, garantindo uma formação transversal e diversificada. Na mesma perspectiva, o vice-reitor da UFRN, Henio Miranda, considerou a conferência relevante pela possibilidade de reunir estudiosos de vários países, permitindo uma rica troca de experiência, com foco na melhoria da gestão dos serviços de saúde.

Voltado a professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área, o encontro discutiu a implementação da gestão da qualidade e segurança do paciente e de linhas de cuidado nos serviços de saúde, sob a mediação da professora do Departamento de Enfermagem da UFRN, Viviane Santos, com as participações da diretora de Qualidade do Instituto Nacional de Saúde Pública do México, Ofelia Poblano-Verástegui, e da gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Paola Bruno A. Andreoli. O evento pode ser assistido no Canal PPG QualiSaúde, no Youtube.

Fonte: Ascom/UFRN

Sair da versão mobile