Procon avisa os consumidores a estarem atentos aos falsos sites de compras. Criminosos utilizam-se do nome de grandes empresas e criam páginas com layout parecido com o das lojas originais. O site chama a atenção por oferecer produtos com preços muito abaixo do que é praticado no mercado. O endereço eletrônico do falso site leva o nome de empresa conhecida, mas com o final diferente.
Por isso, é importante observar com atenção o endereço eletrônico do estabelecimento antes de fazer qualquer compra virtual. Além de desconfiar de preços muito baixos e conferir o endereço eletrônico do site, consultar a lista “evite estes sites” no site do Procon é outra recomendação para evitar cair em golpes.
A lista divulga sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. Confira clicando aqui.
“As quadrilhas estão falsificando sites, inclusive de empresas conhecidas com a intenção de enganar o consumidor e tomar seu dinheiro. É preciso que as pessoas redobrem atenção nas compras online, em especial, agora em novembro quando acontece a Black Friday”, avisa o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez.
“Uma dica simples pra quem vai comprar na internet é consultar no nosso site a lista de sites não recomendáveis, que conta com mais de 160 empresas que prejudicaram consumidores. E caso tenha conhecimento de sites falsos ou que não entregam, denuncie ao Procon-SP para que possamos alertar outras pessoas”, complementa.
Outras dicas para evitar cair em golpes no ambiente virtual:
- Não forneça dados, senhas, códigos, etc;
- Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;
- Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;
- Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;
- Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;
- Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;
- Utilize antivírus no computador, tablet e smartphone
- O Procon-SP não pede informações do consumidor e não envia mensagens via whatsapp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais, veja quais são aqui https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/
Fonte: Notícias ao Minuto
Imagem: iStock