O isolamento social mudou a vida de todos e impôs uma enorme mudança no nosso dia a dia. No ambiente acadêmico da UFRN não foi diferente: As aulas presenciais precisaram ser suspensas no início do semestre 2020.1, o que causou sentimentos de insegurança e expectativa nos alunos. Alguns aguardavam a formatura, enquanto outros estavam ansiosos pelo início da vida acadêmica.
Nesta terça-feira, 8 de setembro, as aulas na instituição serão reiniciadas, desta vez por meio remoto. Contudo, essa retomada está sendo realizada de forma cuidadosa pela instituição para que não haja prejuízos acadêmicos para o corpo estudantil, com garantia da formação de qualidade. Para isso, são oferecidas diversas ações de apoio aos alunos da UFRN, que podem ser conferidas no site de cada departamento ou nas redes sociais dos cursos de graduação e de pós-graduação.
Um exemplo de ação está no Núcleo Interdisciplinar de Suporte ao Estudante do Centro de Tecnologia, o NISE, onde o pedagogo Thiago Matias faz parte de uma rede de apoio aos alunos. No Núcleo é oferecido um serviço de orientação de carreira, mediação de conflitos, assessoria para acessibilidade do estudante com deficiência, além de apoio para organização de rotina e horário de estudos, que busca otimizar a qualidade do tempo dedicado ao estudo e ao bem-estar dos alunos.
Thiago Matias, assim como outros colaboradores, também precisou se adaptar às novas demandas de trabalho e necessidades dos estudantes. O atendimento, antes presencial, nos últimos meses foi adaptado ao novo momento, por intermédio de mensagens e ligações. “As condições de estudo na casa de cada um são diferentes e essa realidade é novidade para todo mundo. Contudo, o momento é de se cuidar”, pondera o pedagogo.
Thiago diz que as coisas podem não acontecer no mesmo ritmo de antes da covid-19, mas que os sentimentos gerados por essa vivência não pode nos imobilizar. “A pandemia mexeu muito com o emocional das pessoas. É até um sinal de que estamos realmente vivos, que sentimos o que se passa ao nosso redor, seja em razão da mudança de rotina, da impossibilidade de realizar atividades que gostamos, do luto ou da empatia”, afirma.
Assim, apesar do momento delicado, podemos adotar algumas pequenas estratégias que colaboram com o nosso desenvolvimento, sobretudo agora. A primeira delas é tentar estabelecer algumas metas concretas, ou mini-metas, para cumprir ao longo do dia. Por exemplo: ler um capítulo de um livro, revisar o material do sigaa ou assistir uma videoaula. Um passo de cada vez. “Para quem se sentir confortável com metas maiores, mas ainda concretas, é possível estabelecer metas semanais ou semestrais, como ler um livro inteiro, fazer listas de exercício ou tirar 8,5 em uma disciplina, por exemplo”, ensina o pedagogo.
Estabelecidas a metas, é hora de criar uma rotina: Escreva em um papel, ou utilize algum App que ajude na organização da rotina; os seus momentos para estudo, para lazer, para cuidar da casa, inclusive com pequenos prêmios para si mesmo, por cumprir a rotina e as metas. Coisa simples como comer um chocolate que gosta, ter alguns minutos de folga nas redes sociais, poder assistir um episódio daquela série, algo compatível com o tamanho do esforço.
O NISE recebe demandas através do canal de atendimento via e-mail [email protected] e pelo instagram @ct.ufrn, onde os estudantes podem acessar o conteúdo Dicas do NISE. O Núcleo também promove eventos abertos, através do curso de Extensão Arquitetando e Engenhando Meu Futuro, no canal do CT no Youtube, o /ctufrn.
Acompanhamento de estudos
Um outro exemplo de serviço de apoio a estudantes é o desenvolvido pela Divisão de Atenção à Saúde do Estudante (Dase) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da UFRN. Para a retomada do período letivo 2020.1, de forma remota, a Dase, por meio do Programa Hábitos de Estudo (PHE), está com acompanhamento de estudos online para todos os alunos da graduação da UFRN, no Campi de Natal e no interior, que frequentavam os cursos presenciais ou EaD.
Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. “Montamos pequenos grupos de alunos para poder oferecer esse suporte. O atendimento acontece em seis sessões, por meio do Google Meet, em horários a serem agendados com os estudantes assistidos”, explicou a coordenadora do PHE, Poliana Gonzalez.
Com inscrições de fluxo contínuo, para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível na bio da página @pheufrn no Instagram e a equipe do projeto entrará em contato por e-mail para efetuar o agendamento. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected].
Além do acompanhamento de estudos online, o PHE dará seguimento a elaboração de materiais educativos (e-book), lives e podcasts que começaram a ser divulgados durante a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia da covid-19. As ações são divulgadas quinzenalmente, nas redes sociais do PHE e da Dase (@pheufrn e @daseufrn). Nos episódios, participaram convidados que apresentaram estratégias de como enfrentar a pandemia, sempre refletindo sobre a saúde física e mental, trabalhando a solidão, ansiedade, relações familiares, sono, alimentação, entre outras temáticas.
Agora, com a retomada das aulas, foram elaboradas estratégias para essa nova fase, dando enfoque aos desafios impostos no aprendizado remoto. “Nossa atenção será direcionada para a adaptação dos alunos a essa nova realidade, por meio de acompanhamento dos estudos, lives, rodas de conversas e podcasts”, informou Poliana Gonzalez. Segundo ela, os conteúdos para as mídias sociais do PHE serão educacionais e também voltados para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Ela acredita que alguns dos desafios dos alunos para o estudo remoto serão relacionados a compromisso, disciplina, planejamento e organização nos estudos. “Vamos buscar fortalecer o processo de autonomia nessa aprendizagem, procurando estimular competências não somente tecnológicas, educacionais, mas também emocionais”, destaca.
A primeira live acontece nesta quarta-feira, 9, com o tema Aulas remotas e Ansiedade: como lidar?, às 19h, com a participação da professora Maria Gadelha, do Departamento de Psicologia da Facisa.
Os projetos acontecem nas redes sociais do PHE, com a divulgação de podcasts e lives, grupos de orientação online (Conexão PHE), sempre nas redes sociais do Programa e da Dase (@pheufrn e @daseufrn). O Programa Hábitos de Estudo (PHE) atua com ações preventivas de apoio aos estudantes no desenvolvimento de suas competências socioemocionais, buscando favorecer a aquisição de atitudes, estratégias e formação de hábitos adequados de estudo mediante às exigências atuais acadêmicas e de preparação profissional.
Guia para estudantes
Para auxiliar os alunos da UFRN na retomada das aulas por meio remoto, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lançou o Guia para estudantes. O material está dividido em tópicos com as principais dúvidas dos estudantes relativas a volta das aulas do período 2020.1 (2020.6) com ensino remoto.
O Guia tem o objetivo de “contribuir para que os estudantes tenham um acesso mais direto, por meio de perguntas e respostas, às diversas informações contidas em resolução e portarias sobre a retomada do 2020.1, em formato remoto”, explicou a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias de Sá.
Com linguagem acessível, a publicação mostra todos os procedimentos que devem ser realizados pelos alunos em diversas situações, como trancamento de matrículas, regime de exercícios domiciliares e assistências estudantis. O Guia foi construído tendo como base as perguntas mais frequentes encaminhadas pelos alunos para a Coordenadoria de Atendimento da Prograd. Também foram ouvidas sugestões de servidores da Pró-Reitoria e de outros setores da UFRN, por meio de questionamentos feitos nos meios de comunicação da Prograd.
Na semana passada, o Guia ganhou uma versão em Libras. O material digital foi produzido pela Prograd, em parceria com a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da UFRN, e traz todas as informações da versão inicial do Guia, desta vez em vídeo, com todas as partes traduzidas para linguagem de sinais.
A pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Sá, destacou que a SIA tem conversado com a Prograd sobre a importância de tornar os documentos institucionais acessíveis, para possibilitar uma maior inclusão na comunidade acadêmica da UFRN. “O Guia ajudará muito aos estudantes nesse reinício das aulas em novo formato, por isso é importante que ele seja disponibilizado também em Libras”, afirmou.
Para o secretário de Inclusão e Acessibilidade, Ricardo Lins, é fundamental o empenho da UFRN para assegurar a disponibilização dos serviços de interpretação para a língua de sinais conforme a legislação vigente, garantindo às pessoas surdas o seu direito linguístico e cultural.
A retomada do período 2020.1 está sendo guiada por algumas premissas na UFRN, como a atenção à segurança à saúde, formação de qualidade, flexibilização com responsabilidade, capacitação de professores e a inclusão digital dos alunos, com acesso a equipamentos e Internet. “O que motivou o retorno é de saber que o nosso estudante precisa continuar as suas atividades acadêmicas. Nós não decidimos pelo ensino remoto, mas o que é possível para esse momento”, coloca Maria das Vitórias de Sá.
Fonte: Agecom/UFRN