A governadora Fátima Bezerra anunciou na manhã desta terça-feira, 08, a continuidade da suspensão das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino até o final de 2020 em função da continuidade da pandemia da Covid-19.
Para tomar a decisão a Governadora citou a posição do Comitê setorial da Educação no RN, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a opinião expressa pela população em recente pesquisa do Ibope que atesta que mais de 70% dos brasileiros querem a volta das aulas presencias só após a disponibilidade de vacina e enquetes feitas pela Secretaria Estadual de Educação e por veículos de comunicação.
“Diante destes fatos e considerações informo que as atividades presenciais da Educação no RN só serão retomadas em 2021. Isto estará normatizado no próximo decreto que vamos publicar nos próximos dia para a rede de educação pública do Estado”, afirmou a chefe do Executivo.
De acordo com a governadora, as escolas darão continuidade às atividades remotas (não presenciais) aplicando o plano de recuperação das aprendizagens com estudantes concluintes, intensificando aulões, cursinhos, aulas online preparatórias para os exames do IFRN e ENEM, por meio televisivo, plataformas digitais, materiais impresso, entre outras.
“O plano de retomada das atividades dos Sistemas Estadual e Municipais, priorizará a preparação das estruturas pedagógicas, física e de pessoal das escolas, para atender aos protocolos normativo-pedagógicos e de biossegurança, assegurando a aprendizagem, a segurança e a proteção dos estudantes e dos profissionais da educação, articulando os anos 2020 e 2021 na organização curricular”, concluiu a governadora.
* Com informações de Mossoró Hoje e Blog do BG
Imagem: Reprodução