Após o empate em 1 a 1 com a equipe gaúcha na Arena das Dunas, válido pelo segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil, o técnico Roberto Fernandes atendeu à imprensa em entrevista coletiva virtual e analisou a partida.
O time criou, teve várias chances de gols, dominou o Juventude (RS) principalmente no segundo tempo, mas perdeu nos pênaltis e não segue mais na Copa do Brasil 2020.
Sobre o jogo
O primeiro tempo ficou marcado por um o América com o meio de campo compacto e velocidade no comando de ataque com Zé Eduardo e Augusto, que foi a surpresa no time titular. A saída rápida gerou pelo menos três lances de perigo com duas chances claras de gol, ambas com Zé Eduardo. Na primeira, aos cinco minutos, o camisa 9 recebeu passe de César Sampaio no meio da defesa e bateu forte, à direita do goleiro. Minutos depois, aos 25, após bola cruzada da direita, ele subiu de cabeça e mandou na trave esquerda de Luís Carlos.
O Juventude (RS) foi ao ataque poucas vezes e, em uma delas, abriu o placar. Aos 38, em cobrança de falta da esquerda para a direita, Wellington subiu de cabeça e mandou no travessão. No rebote, Odivan só teve o trabalho de abrir o placar.
Na segunda etapa de jogo o Alvirrubro mudou o esquema tático e voltou bem mais ofensivo com Romarinho no lugar de César Sampaio, mudança que deu mais liberdade para o lateral direito Éverton Silva e fez o América não dar sossego ao sistema defensivo da equipe gaúcho que passou 40 minutos jogando no campo de defesa buscando se defender.
A postura agressiva apareceu logo no primeiro minuto com Augusto que foi rápido na roubada de bola pela direita e passou para Zé Eduardo dominar na entrada da área e mandar com perigo. Logo depois, aos oito minutos, o goleiro Ewerton lançou milimetricamente para Éverton Silva que obrigou o goleiro Luis Carlos a praticar grande defesa. Aos 13, após ataque rápido pela esquerda, Renan Luís achou Zé Eduardo no meio da defesa, o goleiro do Juventude (RS) saiu do gol para fazer o corte, a bola sobrou para Lelê que tentou mandar por cobertura, mas pra fora.
Aos 19 minutos Romarinho cruzou da esquerda, o zagueiro Wellington cortou mal e a bola sobrou para Lelê que tentou pela direita e passou para Augusto brigar no meio da área. A defesa tentou afastar mas a bola sobrou para Zé Eduardo, bem colocado, mandar para o fundo das redes e empatar o jogo.
O gol fez o América se lançar mais ainda ao ataque e pressionar os gaúchos. Aos 26, o lateral Éverton Silva fez linda jogada no meio de dois defensores, entrou na área e cruzou rasteiro para Augusto, mas o goleiro Luís Carlos interceptou salvando sua equipe. Aos 34, Romarinho fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Wallace Pernambucano que desviou de cabeça para grande defesa do goleiro. O Juventude só conseguiu sair com perigo aos 46 minutos com Wellington que cabeceou no travessão após cruzamento de Samuel Santos.
Com mais um 1 a 1 no placar, a exemplo do que aconteceu no primeiro confronto, a decisão foi para os pênaltis. Wallace Pernambucano, Dione e Anderson Paraíba marcaram ara o América, enquanto que Marciel, Breno Lopes, Capixaba, Gabriel Novaes e Samuel Santos converteram para o Juventude (RS). O lateral Renan Luís desperdiçou a quarta cobrança para o Alvirrubro.
Virando página…
Com a saída da Copa do Brasil, o América volta suas atenções para o Campeonato Potiguar, competição que voltará a estar em evidência na próxima segunda-feira (31), dia do Clássico Rei que vai definir o líder e qual equipe jogará por um empate no segundo turno.
A partida contra o ABC acontecerá ás 20h30, no Estádio Maria Lamas Farache, com transmissão da TV FNF.
Comissão técnica marca reapresentação para hoje
A comissão técnica alvirrubra marcou para a tarde desta quinta-feira (27), o início da preparação para o Clássico Rei da próxima segunda-feira (31), às 20h30, no Estádio Maria Lamas Farache, que definirá não só o líder da Copa RN como também a equipe que jogará por um empate na decisão do segundo turno.
Ficha técnica do jogo
Copa do Brasil (3ª Fase/2º jogo)
América 1 (3)x(5) 1 Juventude (RS)
Data: 26/08/2020 – 16h;
Local: Arena das Dunas, Natal (RN);
Cartões amarelos: Romarinho (AME); Renato Cajá, Pintado (JUV);
GOLS: Zé Eduardo (19’/2T) para o América, Odivan (38’/1T) para o Juventude;
AMÉRICA: Ewerton; Éverto Silva, Edimar, Alisson Brand e Renan Luís; Felipe Guedes, César Sampaio (Romarinho), Wallace Rato (Anderson Paraíba) e Lelê (Dione); Zé Eduardo (Wallace Pernambucano) e Augusto (Thiaguinho). Técnico: Roberto Fernandes
JUVENTUDE (RS): Luís Carlos; Luís Ricardo, Wellington, Odivan e Helder; João Paulo (Samuel Santos), Gabriel Bispo, Bochecha (Capixaba) e Renato Cajá (Gabriel Novaes); Rafael Silva (Breno Lopes) e Dalberto (Marciel). Técnico: Pintado
Imagem: Canindé Pereira
Fonte: América de Natal