O Departamento de Políticas Públicas (DPP) da UFRN colaborou em pesquisa da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN) para embasar as decisões das Secretarias Municipais de Educação do RN sobre a forma de retorno às aulas nesse momento de pandemia. Foram mais de 71 mil respostas, de diferentes segmentos da comunidade escolar, colhidas entre 6 e 15 de julho. A pesquisa completa pode ser acessada neste link.
O estudo revelou entre outros dados que 92% dos municípios afirmam adotarem aulas remotas, mas cerca de 80% relatam ter dificuldade de comunicação com pais ou responsáveis pelos estudantes. Já 91,5% dos professores estavam trabalhando com atividades não presenciais. Dos alunos que responderam o questionário, cerca de 90% dos respondentes tem um celular que seria possível para estudar, já a existência de equipamentos como computador, notebook ou tablet é bastante baixa.
“Com informações à mão e interpretação cuidadosa dos dados, é possível melhorar a capacidade de planejamento e execução das ações de secretarias municipais de ensino, afetando de modo positivo o bem-estar de gestores escolares, professores, funcionários, alunos, pais e responsáveis dos alunos. Devido à gravidade e ineditismo do momento em que estamos vivendo frente à pandemia, trata-se de uma iniciativa importante escutar as condições de todos os envolvidos na educação municipal do estado do Rio Grande do Norte”, pontuou no relatório a equipe do Departamento de Políticas Públicas da UFRN.
O trabalho de tabulação de dados e análises foi coordenado pela professora Sandra Gomes e contou ainda com a participação da professora Lilia Sumya (Departamento de Administração Pública e Gestão Social da UFRN) e de Andre Luis Nogueira da Silva, Wendella Sara Costa da Silva e Adriel Felipe de Araújo Bezerra (pós-graduandos de Estudos Urbanos e Regionais e de Demografia da UFRN).
Imagem: Agência Brasil
Fonte: Ascom/UFRN