Em 14 de julho de 1915, surgia em Natal um clube fadado a entrelaçar para sempre os termos “Orgulho” e “Rio Grande do Norte” em emoções pintadas de vermelho e branco.
Tratou logo de fixar suas raízes no coração do Tirol, de lá embalando muitas gerações em comemorações marcantes e que passaram a ser referência para os potiguares.
Atreveu-se a levar o Rio Grande do Norte, por gloriosos acessos, não só à Série A do futebol brasileiro, mas ao mundo das competições sul-americanas ao disputar em 1998, após a única conquista da Copa do Nordeste por um clube norte-rio-grandense, a Copa Conmebol, atual Copa Sul-americana
Em 2006, tornou-se o Rei do Acesso ao ser o pioneiro do futebol brasileiro a arrancar da Série C rumo à Série A sem interrupções.
Com a inauguração da Arena das Dunas, seguiu fazendo história: 1° gol, 1° título, 1° Bicampeonato, 1° Centenário, todos conquistados num estádio de Copa do Mundo.
Marcou definitivamente o futebol brasileiro com uma virada histórica em pleno Maracanã, templo maior do futebol. Aquele 5 a 2 no Fluminense se tornou símbolo de feito heroico típico das missões ditas impossíveis e redefiniu os conceitos de garra e determinação no futebol nacional.
Hoje o América chega aos 105 anos de sua fundação. Não são apenas 105 anos de glórias, são 105 anos de Orgulho do RN.
Imagem: Canindé Pereira
Fonte: América de Natal