As incertezas que envolvem tudo relacionado ao novo coronavírus têm um impacto direto no cotidiano de toda a sociedade. Medidas de distanciamento e flexibilização descoordenadas entre municípios e estados em todo o país acabam deixando muitas pessoas confusas e cansadas do longo período sem poder levar uma vida normal. Como se já não bastasse isso, os números da covid-19 mantêm uma escalada que oferece grande risco à saúde da população.
Diante desse cenário, além dos cuidados com a pandemia, torna-se importante uma atenção especial à saúde mental. Para auxiliar os estudantes da UFRN, uma equipe da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) elaborou um material que apresenta estratégias de enfrentamento e prevenção às tensões ocasionadas pelo momento atual.
Intitulado Guia de autocuidado e saúde mental – edição para universitários enfrentando a covid-19, o material foi escrito pela assistente social Amanda Carla Silva Cavalcanti e pela nutricionista Jéssyca Camila Carvalho Santos, ambas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Facisa (PPGSACOL). O trabalho foi realizado sob orientação da professora Ana Kalliny Severo, docente do curso de Psicologia e do PPGSACOL.
Em suas 11 páginas, o guia descreve uma série de atitudes importantes para a organização das novas rotinas impostas pelo distanciamento social, de forma a manter sob controle a saúde mental, o bem-estar e o cuidado de si. As autoras do material avaliam que, frente à magnitude da situação, o guia pode contribuir para toda a comunidade acadêmica.
“Estamos vivendo uma época de muitas mudanças em decorrência da pandemia pelo Covid-19 e, por isso, muitas pessoas são direta e indiretamente afetadas, principalmente no que tange à saúde mental. No contexto universitário, os discentes também sofrem com essas transformações. Pensando nisso que foi lançado o guia”, explicam Amanda Carla e Jéssyca Camila.
Para conferir na íntegra o Guia de autocuidado e saúde mental – edição para universitários enfrentando a covid-19 basta clicar aqui.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom