O Google vai testar no Brasil um recurso que informa a usuários de Android o motivo pelo qual estão recebendo ligações de empresas. A função intitulada de Chamadas Verificadas tem como objetivo antecipar as informações daquele contato para que o usuário decida se irá atender ou recusar a chamada. O mecanismo promete ser útil para rejeitar ligações indesejadas de telemarketing.
A novidade ganhou a imprensa internacional ao longo do fim de semana. O Google revelou ao site americano The Verge que realizaria o experimento no país, informação que a nossa reportagem confirmou com a equipe do Google no Brasil.
Para que o recurso funcione, as empresas teriam que passar por um processo de aprovação do Google. As companhias teriam de fornecer dados credenciais que seriam enviados do servidor para o aplicativo Telefone do Android.
De acordo com o Google, quando a empresa realizar a ligação, a ferramenta irá comparar as credenciais informadas na chamada com as armazenadas no celular. No caso de serem iguais, o aplicativo exibe no smartphone o nome e logotipo da empresa, além do motivo da chamada. Minutos após o contato ser efetivado, os dados seriam apagados do servidor.
Apesar de confirmar o experimento, o Google faz segredo com relação a inúmeros detalhes. Não se sabe, por exemplo, o cronograma de testes e nem a quantidade de usuários envolvidos nas Chamadas Verificadas. Além disto, o gigante da tecnologia não revela se operadoras como Claro, Oi, TIM e Vivo estão envolvidas no desenvolvimento do recurso.
Inicialmente, a função não será compatível com aplicativos Telefone produzidos pelas próprias empresas de celular, como é o caso das interfaces da Samsung e da Xiaomi. Para usar a ferramenta será necessário ter o aplicativo original do sistema, normalmente encontrado em celulares com Android puro. É o caso da Motorola.
Resposta do Google
“No Brasil estamos testamos um recurso no aplicativo Telefone do Android que verifica chamadas de negócios. Este recurso, chamado de Chamadas Verificadas, ajuda as pessoas a entender a real identidade das empresas que as estão ligando. Quando uma chamada é verificada, você verá o nome e a marca da empresa, bem como um símbolo de verificação e a motivo da ligação como parte da identificação do chamador.”