Em 2019 a Marvel Comics completou 80 anos, a editora foi fundada entre 1930 e 1940 por Martin Goodman, com o nome de Timely Comics, ele era um editor de revistas Pulp, que começou a vender histórias de faroeste em 1933, expandindo suas atividades para um emergente, até se tornar popular em mercado de revistas de histórias em quadrinhos originais.
Goodman detinha oficialmente os títulos de editor, editor-executivo e gerente de negócios, com Abraham Goodman ocupando oficialmente o cargo de publisher.
A primeira publicação ocorreu em 1939, com o número 1 da revista Marvel Comics, onde se deram as primeiras aparições do super-herói Tocha Humana e do anti-herói Namor, o Príncipe Submarino.
Então, quando o editor Simons deixou a companhia no final de 1941, ele contratou o primo de sua esposa, Stanley Martin Lieber, como auxiliar geral de escritório, na qual escrevia sob o pseudônimo de “Stan Lee”, editor provisório da linha de quadrinhos, uma posição que Lee manteve durante décadas, exceto por três anos durante o serviço militar na II Guerra Mundial. Lee escreveu extensivamente para a Timely Comics, contribuindo para vários títulos diferentes.
Para celebrar os oito décadas da Marvel Comics, a Editora Panini lançou no último dia 5 de junho um livro ilustrado comemorativo aos 80 anos da Marvel, que é considerada uma das maiores editoras de histórias em quadrinhos do mundo.
A Panini, líder no segmento de colecionáveis no país traz pela primeira vez o álbum de figurinhas MARVEL SUPER HEROES. A novidade convida os amantes de HQs a explorarem esse universo de forma diferente, garantindo uma coleção especial com cromos ilustrados dos marcantes heróis da franquia.
Fonte: O Barquinho Cultural