A Secretaria Municipal de Saúde de Natal inicia nesta terça-feira (23) a segunda fase da testagem rápida de Covid-19 na população. Após realizar o atendimento de 5.425 pessoas na Arena das Dunas, na última semana, a SMS implanta o sistema de drive-thru no ginásio Nélio Dias, no conjunto Gramoré, na zona Norte de Natal.
Os testes são destinados a pessoas a partir de 60 anos – público que representa 80% dos óbitos na capital potiguar – e portadores de comorbidades comprovadas residentes em Natal. O atendimento será feito das 8h às 17h, até sexta-feira (26). A permanência no interior dos veículos é obrigatória em todas as etapas.
O acesso dos carros ao drive-thru será pela Avenida do Baião, com percurso sinalizado e orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Uma equipe da prefeitura vai realizar a triagem dos veículos para verificar se a pessoa que será testada corresponde ao público-alvo.
A SMS lembra que, para maior fidedignidade do teste, é importante que a pessoa tenha apresentado sintomas de um quadro de Covid-19 pelos últimos 10 dias do início dos sintomas de uma síndrome respiratória – com febre, tosse ou dor de cabeça, por exemplo.
O teste rápido no drive-thru tem a média de um atendimento por minuto. O sangue é coletado através do dedo. O resultado com até 24 horas através de laudo é disponibilizado na internet, por meio de protocolo e senha fornecidos durante a coleta. Os pacientes que testarem IgM positivo terão um acompanhamento com orientações e informações da SMS de como deve proceder para os cuidados e/ou tratamento médico.
“Essa análise verifica os índices de IgG e IgM de cada pessoa, que são imunoglobulinas relacionadas às memórias e as defesas de cada pessoa em relação ao coronavírus. Quando o resultado é positivo para IgG, indica que o organismo teve algum contato com o vírus e produziu anticorpos. O IgM positivo mostra que a infecção foi recente e o corpo iniciou a produção desses anticorpos”, explica Elineide Alves de Melo, chefe do Departamento de Diagnóstico e Incorporação de Novas Tecnologias da SMS.
Crédito da Foto: Divulgação