No terceiro dia do drive de testagem rápida de Covid-19 no Arena das Dunas, compareceram 1.550 pessoas. O número é considerado expressivo, já que essa quinta-feira (18) registrou média de 2,34 testes realizados por minuto.
A estrutura teve sete postos operando desde às 8h, e seguiu até às 19h, horário que o último veículo deixou o local. O exame vem sendo realizado com livre demanda a idosos a partir de 60 anos e pessoas com comorbidade comprovada que residem na capital, exclusivamente em veículos. Os pedestres serão atendidos na terceira fase, que será divulgada em breve pela pasta.
Entre os 1.550 resultados, 208 apresentaram algum indicativo positivo e 1.342 negativos. Até o terceiro dia da ação, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) contabilizou a passagem de 3.945 pacientes. O teste rápido tem função de indicar se o indivíduo já teve contato com o vírus ou se ainda está na fase de transmissão da doença, com infecção ativa. A população ainda recebe orientação no atendimento para verificar o laudo da testagem em casa, através de senha para retirar via internet, e buscar uma unidade de saúde da cidade em casos positivados.
“A gente orienta que a melhor forma para acessar o resultado é aguardar em casa, com segurança, e verificar a plataforma online no fim do dia. Nossa equipe também explica o que deve ser feito quando o resultado é positivo, onde não há motivo para pânico e deve-se buscar a unidade básica de saúde mais perto de casa. Na terça-feira, 23 de junho, iniciaremos no Ginásio Nélio Dias e ficaremos até sexta-feira, 26, atendendo a Zona Norte“, informa Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção à Saúde de Natal.
Nesta sexta-feira (19), acontece o último dia de drive no Arena das Dunas e a SMS Natal divulgará o balanço geral desta primeira semana no sábado (20). Uma equipe da pasta também realiza hoje visita técnica ao Ginásio Nélio Dias, para finalização do projeto que recebe próxima semana o drive do local. Essa medida é a segunda fase e visa atender toda a população da Zona Norte com eficiência e rapidez na oferta do serviço para a região.
Imagem: SMS
Fonte: Prefeitura de Natal