O Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN) anunciou que motoristas e cobradores de ônibus farão greve por tempo indeterminado, a partir desta sexta-feira (19). A motivação para a greve é a falta de pagamento por parte da Seturn do vale-alimentação e plano de saúde dos profissionais que trabalham no transporte público em Natal.
A direção do Sindicato reafirmou que o dissídio coletivo ainda não foi julgado. Em nota, a entidade indicou que “na certeza de um resultado justo para nossa categoria e para combater esse abuso da patronal, a nossa única arma em nossa defesa é a greve“.
“Mesmo com o pedido realizado pelo sindicato de reconhecimento da data base através do protesto judicial e reconhecido pelo desembargador Bento Herculano, o Seturn de forma irresponsável e ilegal deixa de pagar o vale alimentação e o plano de saúde dos trabalhadores, causando o desespero na categoria“, disse o presidente do Sintro, Junior Rodoviário.
O Sintro-RN tem exigido o cumprimento de garantias da data-base para a categoria e o fim das demissões de trabalhadores no setor. Os protestos da categoria começaram em maio, com paralisações em toda a cidade, sobretudo em frente à sede do Sindicato, próximo ao viaduto do baldo.
Com a publicação do edital, em até 72 horas será deflagrada a greve da categoria por tempo indeterminado.
Fonte: Agência Saiba Mais
Imagem: Ayrton Freire.