Com o distanciamento social, suspensão das aulas escolares e o trabalho em home office, devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a recomendação é ficar em casa. Nesse período, é preciso ter um maior cuidado na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos. Pensando nisso, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN, por meio da Divisão de Vigilância à Saúde e Segurança no Trabalho (Divist/DAS), está disponibilizando uma série de dicas nas mídias sociais para evitar acidentes domésticos.
O material, que pode ser consultado no Instagram e Facebook da Progesp, traz orientações sobre como prevenir acidentes na cozinha, cuidados com manuseio de fogões e fornos, além de como evitar quedas. Dá dicas ainda sobre a manutenção de espaços internos e externos para proporcionar maior segurança em casa.
Além desse material, a Divist/DAS já disponibilizou ainda um guia sobre à ergonomia no home office, para que as pessoas não venham a ter problemas de saúde devido a má postura e esforço repetitivo, e sinta mais produtivo. O material traz também dicas de alongamento para serem feitos durante o teletrabalho. E também uma cartilha com sobre autocuidado e saúde mental dos trabalhadores. Ambos os materiais podem ser consultados na página da Progesp (no espaço Em Casa com a Progesp).
A iniciativa faz parte do projeto Em Casa com a Progesp, que oferece dicas e orientações lúdicas, reflexivas e relaxantes durante o período de distanciamento social e trabalho remoto. A proposta é, por meio das redes sociais, continuar os serviços para a promoção do bem-estar dos servidores da UFRN, que neste momento acumulam diversos papéis ao mesmo tempo e no mesmo espaço.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN