Dispositivo portátil permite que usuário manipule qualquer tela touchscreen sem tocá-la

A empresa de tecnologia CoreDAR desenvolveu o menor dispositivo com tecnologia LIDAR (da sigla em inglês “Light Detection And Ranging”, ou seja, “detecção de luz e alcance” em tradução livre) do mundo. O aparelho, que mede menos de 4 cm, permite que um usuário manipule, sem precisar tocar, qualquer tela touchscreen no qual o dispositivo esteja conectado. Assim, ao conectá-lo ao seu notebook, por exemplo, você poderá utilizá-lo somente com o movimento das mãos, sem precisar encostar em nada. A tecnologia pode ser especialmente útil no mundo pós-pandemia, onde a procura por objetos e soluções que não exigem o toque em superfícies deve crescer.

Chamado de Glamos, o aparelho utiliza a tecnologia ótica de detecção remota, chamada LIDAR, que geralmente é usada por veículos autônomos para detecção de obstáculos. Mesmo pequeno, o aparelho é capaz de detectar o movimento de um usuário 40 vezes por segundo, e tem um alcance de 180º. O Glamos é compatível com telas de celular, notebook, tablets, computadores, e Smart TVs.  Assim, após conectar o aparelho à tela desejada, o usuário pode manipulá-la somente com os movimentos das mãos. O aparelho também projeta a tela em questão na parede ou no ar. Imagine: ao invés de jogar um jogo de celular em uma tela pequena, por quê não expandí-la e manipulá-la em tamanho maior?

A ideia, segundo o fundador da CoreDAR, Charles Lee, era criar um dispositivo com tecnologia LIDAR que fosse mais acessível e que pudesse estar presente nos lares e ser usado no dia a dia. A empresa acredita que o Glamos seja ideal para algumas tarefas cotidianas como apresentações no trabalho ou na escola, assistir à TV sem precisar do controle remoto, ou para poder manipular aparelhos eletrônicos enquanto se lava a louça, por exemplo. Mas o aparelho ainda é um protótipo, e está sendo aprimorado antes de ser lançado para venda em larga escala. E aí, você teria um em casa?

Fonte: Casa Vogue

Imagem: Pinterest/divulgação

Sair da versão mobile