Lançado em 2019 na primeira Butantan Gibicon e na CCXP, o novo livro do roteirista e quadrinista Al Stefano, Salseirada, conta referências ao folclore brasileiro, em uma trama que mostra como o rabequeiro Salú encontrou a “rabeca do tempo”, instrumento mágico que controla o clima. Junto com sua irmã Zabé e o amigo Mutum, ele percorre o sertão nordestino levando música e chuva para aliviar o sofrimento de pequenos lavradores assolados pela seca e pela fome.
Salseirada foi um dos projetos selecionados pelo 1º Edital de Publicação de Histórias em Quadrinhos da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, que faz uma homenagem ao Manuel Salustiano Soares (Mestre Salu), ele foi um ator, músico, compositor e artesão brasileiro. Foi considerado uma das maiores autoridades em cultura popular pernambucana. Em 2007 foi homenageado pelos seus 54 anos de carreira e recebeu o título de ‘Patrimônio Vivo de Pernambuco, sendo uma das maiores autoridades na cultura popular no Brasil.
A obra também faz muitas referências ao folclore brasileiro, um sinônimo popular de cultura no Brasil, em que representa a identidade social da comunidade, em suas criações culturais, coletivas e individuais, sendo uma parte essencial no país. Stefano se inspirou para produzir seu novo livro, Salseirada, lançado pela Zapata Edições.
O autor teve todo um processo de pesquisa icnográfica, se deparando em uma rica trajetória do Mestre Salu, principalmente do quarto e último disco, de Salu e a sua Rabeca Encantada. A partir daí, as canções do rabequeiro embalaram o trabalho do artista. Com intervenções de espíritos da floresta, como Caipora, Pé de Garrafa, Quibungo e Lobisomem, pode impedir que ela retorne para as mãos erradas, fazem dessa obra uma viagem à cultura do folclore nacional.
Viajando ao passado, quando no passado uma rabeca pertencia à um coronel ganancioso, no qual ele utilizou o instrumento mágico para eliminar desafetos e prosperar o mal, mas agora no presente, seu neto e um bando de jagunço, que querem recuperar a qualquer preço, todas as intervenções espirituais da floresta, para que assim
a rabeca não caia em mãos em errada.
A obra de Al Stefano está disponível no site da Zapata Edições, que está com desconto de quarentena de 20% do seu valor e também em diversas comic-shops do país, que além do Salseirada também pode encontrar outros trabalhos do autor como As Aventuras de Mineirão e Zé Bonfim, participou da coletânea Metal Pesado, de séries como Nanquim Descartável, São Paulo dos Mortos, Bichos e Orixás, da coletânea Mônica(s).
Al Stefano é um grande artista quw já atuou em diversos ramos das artes, desde animação, criação de material promocional, design de produtos, ilustração para livros didáticos, paradidáticos e literários, storyboards e publicidade, além de trabalhar para para diversas editoras e ilustrou textos de autores como Ruth Rocha, Wagner Costa, Walcyr Carrasco. Ministrou aulas de desenho e ilustração em diversas escolas, incluindo na escola HQ em FOCO.
Informações do Salseirada
Roteiro e Arte: Al Stefano
Edição: Daniel Esteves
Formato: 18 x 26 cm, P&B, capa colorida
ISBN: 978-85-906876-3-4
Páginas: 120
Data da edição: novembro de 2019
Para conhecer mais os trabalhos de Al Stefano, acesse os endereços abaixo:
Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.