Ocupação de leitos públicos para Covid-19 em Natal chega a 100%

Dados foram repassados nesta manhã pelo secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli - Foto: Marcello Casal Jr/ABR

Os hospitais estaduais do Rio Grande do Norte destinados ao tratamento dos pacientes com Covid-19 já se encontram em situação de superlotação, e as autoridades temem a aproximação do colapso. A informação foi concedida pelo subsecretário de saúde do Estado, Petrônio Spinelli, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (11).

De acordo com os dados da Secretaria, há 32 solicitações de pacientes para serem transferidos à hospitais de internação. Desses, dois são pacientes “Prioridade 1”, que necessitam urgentemente de acompanhamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e outros 8 são “Prioridade 2”, que apresentam gravidade e também necessitam dos leitos. Em Natal, a ocupação dos leitos da rede estadual já chega a 100% e, em Mossoró, restam apenas 2 vagas de UTI. No Seridó, a situação não é mais favorável: dos 20 leitos disponíveis em Caicó, 15 estão ocupados, equivalente a 75% do total.

De acordo com Spinelli, há uma diferença entre o “colapso” e a “superlotação”, que é a situação na qual o Estado se encontra atualmente. “A diferença é que o colapso representa o momento a partir do qual os pacientes vão chegar ao pronto-socorro ou hospitais, e não vai haver respiradores para atendê-los. Nessa hora, a mortalidade vai aumentar demais”, disse o Secretário. Por hora, os hospitais ainda estão conseguindo disponibilizar respiradores para os pacientes que chegam com sintomas graves da doença em busca de assistência. O Estado, no entanto, teme uma explosão de casos na próxima semana, considerando os baixos índices de isolamento social que foram registrados no RN nos últimos dias.

A Sesap prevê abertura de novos leitos para tentar reduzir o problema da superlotação. Para essa semana, está prevista a abertura de 10 leitos de UTI no Hospital Tarcísio Maia, 5 leitos no Hospital Rafael Fernandes e entre 15 e 20 leitos no Hospital São Luís, os três no município de Mossoró, cidade que tem registrado um elevado número de casos e óbitos. Está prevista, ainda, a abertura de 15 leitos com respiradores no Hospital da Polícia Militar e outros 12 no Hospital Giselda Trigueiro, ambos na capital potiguar. Em Natal, 7 leitos pediátricos para tratamento de Covid também devem ser abertos ainda esta semana no Hospital Maria Alice Fernandes. Outros 10 leitos devem ser abertos em Caicó, e 8 no Hospital de Pau dos Ferros, que está com a situação mais favorável no Estado, com 3 de seus 8 leitos disponíveis ocupados até essa segunda-feira.

Além da abertura de leitos nesses hospitais, o Estado pretende credenciar outros leitos da rede privada para atender pacientes do SUS. De acordo com Petrônio Spinelli, ao menos 10 novos leitos devem ser credenciados ao longo desta semana. A maior dificuldade do Estado na abertura de novos leitos de UTI está sendo a capacidade de garantir respiradores para todos os locais.

Números

Atualmente, Rio Grande do Norte tem 1.935 casos confirmados e 90 mortes em decorrência da Covid-19. Ao todo, 662 pessoas já se recuperaram da doença.

Crédito da Foto: Marcello Casal Jr/ABR

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Sair da versão mobile