Editora Rocco lança romance de uma das escritoras mais influentes do século XX

A autora ucraniana, naturalizada brasileira, Clarice Lispector, foi uma das maiores escritoras nacionais e internacionais do século XX, Clarice mudou os rumos da narrativa moderna com uma escrita singular, passando por diversos gêneros, do conto ao romance, da crônica à dramaturgia, da entrevista à correspondência e, também, pelas páginas femininas.

Neste ano de 2020, a autora completaria 100 se estivesse viva e desde 1998 a editora Rocco adquiriu os direitos de publicação das obras de Clarice Lispector, relançando todos os seus livros, inclusive os textos infantis e infanto-juvenis, em um projeto especial que incluiu padronização gráfica e rigorosa revisão dos textos, baseada na primeira edição de cada título.

c2701e8e-2fb3-4087-ac81-9db65590dde5-IMG-20200414-WA0020-427x640Esses relançamentos das obras da autora começou em 2008, dando início a um novo projeto de reedição dos livros de Lispector, com novas capas, uma justa homenagem à autora de A hora da estrela e outros clássicos da literatura brasileira para celebrar os 10 anos da chegada de sua obra à Rocco. E agora, a editora acaba de lançar mais um sucesso da escritora que foi um marco para as mulheres na literatura, a obra A Bela e a Fera.

Um livro que exala a capacidade criadora e o poder de imaginação da maior escritora feminina do Brasil, com ideias que nutem oitos contos, escritos em 1940 e 1941 (parte I) e 1977 (parte II), recriam uma atmosfera a partir de situações cotidianas corriqueiras que termina por despertar no leitor a sensação do insólito que há em nossas vidas.

Clarice consegue transmitir nesta obra uma visão de tranquilidade e a normalidade do cotidiano aparentes, importando em uma compreensão mais profunda do ser humano, capaz de construir enredos e personagens inusitados a partir das situações mais banais que cada um de nós vivencia, sendo ela nos dando à chave para romper com uma realidade que em geral é vista como imóvel ou imutável.

Nesta obra, como todas suas obras, nos dá uma lição de vida, em um tom confessional de diário, de conversa ao pé do ouvido, que é a tônica de estilo, registrando nestes contos a enigmática reação das personagens femininas contra a repressão patriarcal, assim mostrando a conquista da independência da mulher, passando pela busca de seu próprio eu.

Um livro que retrata o poder e o amor das mulheres, que era tudo que a autora passava em suas obras, desde quando começou a escrever ainda na infância, até o final de sua vida, Clarice foi uma escritora crítica e bastante essencial na literatura brasileira, em que assim como na obra “A Bela e a Fera”, Lispector se descobria a cada
história em que publicava, assim ela libertava suas palavras cheias de mistérios e dores.

Informações sobre o livro:
A BELA E A FERA
Autor: Clarice Lispector
Editora Rocco
Preço: R$ 29,90
128 pp. | 14 x21 cm
Assuntos: ficção – romance/novela

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile