O Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), unidade suplementar do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN), e o Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização das Práticas em Saúde (LETHS), do Departamento de Psicologia da UFRN, estão atuando no Acolhimento Psicológico por meio da Central de Atendimento em Prevenção ao Coronavírus, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
O Disque Prevenção ao Coronavírus funciona em plataforma desenvolvida pelo Governo do Estado, no telefone 3190-0700. Segundo a diretora do SEPA, Symone Fernandes de Melo, são 34 psicólogos voluntários envolvidos na ação, atuando em escalas para preencher o horário das 7h às 23h diariamente.
O objetivo da Central de Atendimento, que oferece ainda os serviços de informações e esclarecimentos sobre a Covid-19 e formas de doação, é proporcionar apoio à sociedade, que poderá tirar dúvidas e receber, por exemplo, orientações sobre autocuidados, modos de prevenção e identificação de sintomas, visando minimizar, em um primeiro momento, a necessidade de ir a uma unidade de saúde. Dessa forma, evita-se o contato com outros pacientes e, consequentemente, possibilidades de transmissão do vírus, caso algum deles já esteja com a doença Covid-19.
Imagem: Cícero Oliveira
Fonte: Ascom/UFRN