A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi convidada a participar, nesta sexta-feira, 10, da videoconferência da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Na ocasião, o reitor José Daniel Diniz Melo falou sobre as iniciativas da instituição de ensino e respondeu perguntas dos deputados sobre as ações da universidade.
O reitor Daniel Diniz apresentou um resumo das ações realizadas pela UFRN no enfrentamento ao novo coronavírus, como a criação do Comitê Covid-19, que decidiu pela suspensão das atividades da universidade por tempo indeterminado. Outra ação foi a realização de 2 mil testes da Covid-19, com a expectativa de realizar, nos próximos meses, cerca de 100 mil novos exames.
Outra iniciativa foi a negociação com as empresas terceirizadas, no sentido de suspender os serviços, mas manter os empregos dos trabalhadores. A instituição também está atuando na campanha de vacinação contra a gripe; implementou curso sobre doenças respiratórias; produziu cartilhas com orientações para cuidados com a pessoa idosa, nutrição e saúde mental; e, por meio da Editora Universitária, disponibilizou um acervo literário para acesso da população durante o isolamento.
O professor citou ainda a produção de álcool 70° nos laboratórios do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) e do Departamento de Farmácia da UFRN, além do trabalho do Instituto Metrópole Digital (IMD), que desenvolveu plataformas para auxiliar a Secretaria Estadual de Saúde Pública nos assuntos relativos ao coronavírus e também para contribuir com a Secretaria de Segurança, permitindo a identificação de aglomerações na cidade, em parceria com o Ministério Público Estadual. Já em relação aos hospitais universitários, o reitor explicou que todos estão atuando como retaguarda para o sistema público de saúde.
Imagem: ALRN
Fonte: Ascom/UFRN