O auxílio emergencial já pode ser solicitado por trabalhadores informais, MEIs, autônomos e desempregados no site da Caixa. Devido à pandemia do novo coronavírus, que obrigou muitas pessoas a ficarem em casa, o Governo Federal liberou o benefício financeiro como forma de ajudar esses profissionais durante a crise. Também conhecido como “coronavoucher”, o auxílio emergencial será pago durante três meses para até duas pessoas na família. O valor mensal é de R$ 600 para cada beneficiário. No caso de famílias em que a mulher é a única responsável pelas despesas, o pagamento mensal será de R$ 1.200.
Quem já possui o Cadastro Único receberá o benefício automaticamente, dispensando a necessidade de um novo cadastro. O mesmo vale para quem tem direito ao Bolsa Família. Neste caso, o valor oferecido pelo programa será temporariamente suspenso. A previsão é que o auxílio emergencial comece a ser pago na próxima quinta-feira (9) e as pessoas que já tem cadastro devem ser as primeiras a receber. O dinheiro será depositado diretamente na conta bancária e poderá ser sacado em lotéricas ou agências da Caixa, do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.
Vale ressaltar que, além de preencher os requisitos anteriores, a pessoa não pode ter emprego formal ou receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de outro programa com exceção do Bolsa Família. Além disso, a renda familiar mensal por pessoa não pode passar de meio salário mínimo (R$ 522,50) e o valor total da renda familiar mensal, incluindo todas pessoas, é até três salários mínimos (R$ 3.135,00). Por fim, o beneficiário não pode ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.
A seguir, veja como fazer o cadastro e solicitar o auxílio emergencial pelo computador, no site da Caixa. O tutorial foi feito no Google Chrome, porém o site também pode ser acessado em outros navegadores como Firefox, Microsoft Edge ou Safari. O cadastro para receber o benefício também pode ser feito pelo aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial.
Passo 1. Acesse o site do auxílio emergencial (auxilio.caixa.gov.br) e clique em “Realize a sua solicitação”:
Saiba como se cadastrar para receber o auxílio emergencial pelo PC — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 2. Leia atentamente as condições e verifique se você se encaixa em todas elas. Em seguida, marque as caixas de seleção no final da tela e, então, clique em “Tenho os requisitos, quero continuar”:
Leia atentamente as condições e concorde com os termos — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 3. Preencha os campos com suas informações, incluindo nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe. Depois, marque a caixa com o Captcha e clique em “Continuar”:
Preencha seus dados — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 4. Agora, para receber um código de verificação e acessar a plataforma, preencha o número do seu celular e informe a sua operadora. Depois, clique em “Continuar”. Na tela seguinte, preencha com o código e siga para a próxima página:
Informe o número do seu celular e a operadora — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 5. Nesta página, informe a sua renda mensal e a atividade que você exerce, além do estado e da cidade em que reside. Então, clique em “Continuar”:
Informe a sua renda e a sua atividade — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 6. Em seguida, informe quantas pessoas moram na sua residência e confirme os seus dados. Caso seja mulher e responsável pelo sustento da casa, marque a opção no final da tela. Então, clique em “Adicionar membro da família” para incluir os dados das pessoas que moram com você:
Informe a sua composição familiar — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 7. Informe o grau de parentesco do membro a ser adicionado, o CPF e a data de nascimento. Caso precise registrar outra pessoa, basta selecionar “Adicione membro da família” novamente. Quando terminar, clique em “Continuar”:
Adicione dados dos membros da sua família — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 8. Escolha se receberá o benefício em uma conta corrente ou poupança já existente clicando em “Receber em conta existente”. Caso não possua, selecione a opção “Abrir uma conta e receber”:
Escolha se irá receber em uma conta existente ou se terá que abrir uma conta digital — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 9. Caso já possua uma conta, informe qual é o banco correspondente, o tipo de conta, a agência, o número e o dígito da conta escolhida. Em seguida, clique em “Continuar”:
Informe os seus dados bancários — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 10. Confira se todos os dados preenchidos no site estão corretos e, então, clique em “Concluir sua solicitação”.
Confirme todos os seus dados — Foto: Reprodução/Caixa
Como acompanhar a solicitação do auxílio emergencial
Passo 1. Para acompanhar a solicitação do auxílio emergencial e ver o andamento do seu pedido, volte à página inicial do site. Então, selecione a opção “Acompanhe a sua solicitação”:
Retorne à página inicial — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 2. Insira o seu CPF e marque a caixa do Captcha. Depois, clique em “Continuar”:
Insira os dados — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 3. O sistema enviará mais um código por SMS para o número de celular cadastrado. Informe-o no campo correspondente e clique em “Continuar”:
Cadastre o código no site da Caixa — Foto: Reprodução/Caixa
Passo 4. Na tela seguinte, o sistema mostrará a situação do seu cadastro.
O site mostrará a situação da sua solicitação — Foto: Reprodução/Caixa
Fonte: TechTudo
Imagem: iStock