A governadora Fátima Bezerra determinou através de decreto neste sábado (21), restrições nos supermercados e farmácias para conter a pandemia do Coronavírus no Rio Grande do Norte. A partir de agora, o acesso a esses estabelecimentos está limitado a uma pessoa por família, de preferência fora do grupo de risco, e a um cliente a casa 5 m² no ambiente interno. O decreto também afirma que esses locais devem limitar os quantitativos para aquisição de medicamentos, higiene e alimentação para evitar desabastecimento.
As medidas estão no mesmo documento que fecha bares, restaurantes e shoppings, anunciada nesta sexta-feira pela governadora. O decreto também destaca que o aumento de preços dos itens essenciais é considerado prática abusiva ao consumidor e será coibida pelo Procon.
O documento não específica, entretanto, como as determinações serão fiscalizadas. Supermercados e farmácias são os únicos estabelecimentos que permanecerão abertos durante a quarentena atual por serem considerados essenciais.
O funcionamento interno desses locais e acesso aos estoques também está assegurado para os funcionários a fim de permitir o serviço delivery.
A publicação deste decreto acontece um dia depois do Rio Grande do Norte confirmar cinco novos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, e considerar a transmissão comunitária. Até a sexta-feira ( 21), 130 pessoas eram consideradas suspeitas de estarem com a doença.
Praias
O governo também restringe as praias para atividades físicas individuais, como caminhadas e corridas. Entretanto, o governo estabelece uma distância de 1,5 metros como seguro para evitar o contágio do vírus.
O número de pessoas aglomeradas permitido também diminuiu. Durante a semana, o limite recomendado era de 100 pessoas. Agora, está proibido qualquer evento acima de 50 pessoas.
Crédito da Foto: Aldair Dantas/Arquivo TN
Fonte: TRIBUNA DO NORTE