Os bispos da Igreja Católica no Rio Grande do Norte expediram um decreto que suspende missas nos seus templos em todo o Rio Grande do Norte. A medida vale a partir desta sexta-feira (20), por tempo indeterminado, e visa intensificar a prevenção ao novo coronavírus – o Covid-19.
De acordo com o decreto, apenas catedrais e igrejas matrizes de cada paróquia poderão fazer celebrações a portas fechadas e com equipe reduzida, para que sejam transmitidas ao vivo pela internet ou por emissoras de rádio.
“Os fiéis poderão ainda assistir às missas pelas emissoras de TV de inspiração católica”, afirma o documento, assinado pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e pelos bispos de Mossoró e Caicó, Mariano Manzana e Antônio Carlos Cruz Santos. Veja aqui.
Ainda conforme o documento, confissões devem ser realizadas somente em caso de “real necessidade”, tomando os devidos cuidados, assim como a unção dos enfermos e a celebração das exéquias.
“No tocante às celebrações do Sacramento do Matrimônio e do Batismo, recomendamos que sejam transferidas para um tempo oportuno. Não sendo possível a transferência de Matrimônio, seja celebrado em privado, com reduzido número de pessoas”.
Templos seguem abertos
Os bispos ordenaram, no entanto, que os templos permaneçam abertos para que os fiéis que quiserem possam fazer suas orações particulares, respeitando as normas sanitárias.
Principalmente aos idosos e o público de risco, a orientação da igreja é que se mantenham em suas casas como uma medida protetiva, “em espírito quaresmal de oração e penitência”.
Fonte: G1 RN
Imagem: Alex Regis/PMN/Secom