O prefeito Álvaro Dias instalou o gabinete de crise e decretou estado de emergência no Município de Natal, em função das fortes chuvas que castigam a capital potiguar desde a última quarta-feira (11). Segundo a Defesa Civil da cidade, já choveu cerca de 170 mm no período, o que provocou o transbordamento de lagoas e desabrigou famílias na Zona Norte natalense. Ficou determinado ainda um local para abrigo e o gestor agendou uma reunião para a tarde desta sexta-feira (13), no Palácio Felipe Camarão, com os prefeitos da Grande Natal.
“Determinei que o Centro de Convivência Ivone Alves, que fica no bairro de Nova Natal, seja preparado para receber os desabrigados. Uma equipe da Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e da Assistência Social) estará acolhendo essas pessoas. Muitas delas vêm do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, que foi muito atingido”, explicou o prefeito. A equipe da Semtas ainda está realizando um levantamento para saber o número real de desabrigados no local.
Preocupado com a situação em toda a Grande Natal, onde as chuvas foram sentidas com mais força, o prefeito Álvaro Dias convidou os prefeitos da região. “A intenção é que tomemos medidas em conjunto. São Gonçalo sofreu muito, inclusive com uma criança como vítima fatal, Macaíba teve problemas e de Parnamirim temos informações de muitos estragos. Vamos trabalhar juntos para resolver tudo”, propõe Álvaro Dias.
Em relação aos trabalhos de escoamento das águas das quatro lagoas que transbordaram (Cidade da Esperança, Preá, Santarém e São Conrado), a Defesa Civil e a Secretaria de Obras de Natal (Semov) estão realizando, de forma emergencial, a compra de seis bombas de drenagem, sendo quatro fixas e duas móveis. A expectativa é para que, em 72 horas, as fixas já estejam instaladas e bombeando as águas excedentes, diminuindo os alagamentos.
A Prefeitura de Natal recomenda a utilização do aplicativo Natal Digital para que as pessoas possam registrar, em tempo real, ocorrências sobre problemas no tráfego ou outros danos que tenham sido causados pela precipitação pluviométrica. O aplicativo pode ser baixado pelas plataformas Apple e Android. Também está disponível o serviço telefônico 190 para a mesma finalidade.
Álvaro Dias recebe prefeitos da Grande Natal pra discutir ações por causa das chuvas
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu na tarde desta sexta-feira (13/03), os prefeitos Rosano Taveira (Parnamirim), Fernando Cunha (Macaíba), Joaz Oliveira (Extremoz) e Paulinho (São Gonçalo), cidades que compreendem a Grande Natal, para tratar das fortes chuvas que castigam esses municípios. Durante o encontro, foram traçados planos de prevenção e combate aos estragos causados pelas chuvas.
Segundo a Defesa Civil de Natal, choveu cerca de 180 mm desde a última quarta-feira, causando transbordo de lagoas, pontos de alagamentos e desabrigando famílias na zona Norte da cidade. O Gabinete de Crise criado pela prefeitura do Natal já decretou estado de emergência.
Álvaro Dias falou sobre a importância da união entre os gestores.“Reunimos hoje todos os prefeitos da região metropolitana para discutir estratégias de prevenção e de combate aos danos e estragos causados por essas chuvas recentes que caem na região. Decidimos nos unir e preparar um projeto para ser apresentado ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na próxima quinta-feira, em Brasília, buscando recursos para investir na prevenção e também para reparar danos e estragos causados pelas chuvas”.
A prefeitura do Natal está adquirindo seis novas bombas de drenagem, sendo quatro fixas para as lagoas e duas que irão operar de forma móvel, sendo deslocadas para as áreas alagadas. Além disso, a prefeitura está reestruturando a Defesa Civil com a aquisição de novos equipamentos, reforma administrativa e a criação de novos setores, como o da Previsão, que será capaz de prever chuvas.
Rosano Taveira, prefeito de Parnamirim, parabenizou Álvaro Dias pela iniciativa. “Eu quero parabenizar o prefeito Álvaro Dias por esse encontro com os prefeitos da região metropolitana, que é muito importante. Nós temos problemas comuns que trazem sérios problemas. Essa reunião foi muito importante, porque aqui traçamos metas para reivindicar melhorias para as cidades da Grande Natal afetadas pelas chuvas”.
É importante que a sociedade utilize o aplicativo Natal Digital, disponível em todas as plataformas de forma grátis. Nele, é capaz de registrar em tempo real, ocorrências diversas como problemas no trânsito, alagamentos ou danos causados pela chuva. Se preferir utilize o número 190.
Fonte: Prefeitura de Natal