Através das redes sociais, o secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, confirmou o primeiro caso de coronavírus no Estado, o que significa dizer que é também o primeiro do Nordeste. Segundo ele, trata-se de um caso importado – uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro. O primeiro caso também foi confirmado pelo Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com o secretário, a paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, e não apresenta sintomas da doença. A orientação é que ela permaneça em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato. O monitoramento é realizado pelo CIEVS/BA e Secretaria Municipal de Saúde.
“Importante ressaltar que não há qualquer motivo para pânico. Esse é um vírus que causa quadro gripal, assim como diversos outros já existentes. Em verdade é até menos letal que o H1N1”, disse Villas-Boas.
O secretário ainda pontuou que o caso é importado e o governo está tomando as medidas necessárias. “Todas as medidas de contenção para garantir que não houvesse a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas”, afirmou.
Recomendações de prevenção
- Lave as mãos com frequência, com água e sabão. Ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Cubra seu nariz e boca com lenço ou COM O BRAÇO (e não com as mãos!) quando tossir ou espirrar.
- Evite contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
- Quando estiver doente, fique em casa.
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
- Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados
Fonte: Jornal do Comércio
Imagem: iStock