O Hospital Giselda Trigueiro, localizado na zona Leste de Natal, está avaliando três novos possíveis casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela TRIBUNA DO NORTE junto ao médico André Prudente, diretor da unidade.
Em nota, a Sesap afirmou que está apurando os fatos e acrescentou que no RN existem “três investigações em curso”. A TN apurou que os exames já foram colhidos e os resultados devem sair em 24 horas.
Os três casos investigados pela Sesap são de três pessoas do sexo feminino. Uma criança de 10 anos e duas mulheres, uma de 28 e 45 anos. Todas moram em Natal.
As duas mulheres, segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica Alessandra Lucchesi e André Prudente, diretor do Giselda Trigueiro, viajaram à Itália recentemente e desembarcaram no Rio Grande do Norte nos dias 10 e 25 de fevereiro. No caso da criança de 10 anos, ela esteve num cruzeiro em Hong Kong, na China, e chegou na capital potiguar no último dia 21.
As três pacientes tiveram exames colhidos e foram liberadas. Elas estão em isolamento domiciliar e devem adotar procedimentos padrões como uso de máscara, lavar as mãos constantemente, evitar compartilhamento de objetos comuns, higienização de itens, entre outros.
De acordo com Alessandra Lucchesi, os casos estão sendo investigados e há um protocolo para que eles sejam qualificados como suspeitos. Ela acredita que os resultados já podem estar disponíveis nesta quinta-feira (27), pela manhã.
“Em vias oficiais, o Ministério da Saúde entra em contato com os Estados até o dia subsequente por volta do período da manhã. É possível que amanhã pela manhã a gente tenha essa definição se esses casos que estão em investigação são suspeitos para o covid-19 ou não”, disse.
Desde que os primeiros casos do registro do aparecimento do vírus, a Sesap tem adotado medidas preventivas para a doença. O Hospital Giselda Trigueiro, especializado em infectologia, está mantendo uma ala específica para esses casos, com 25 leitos.
Além do Giselda Trigueiro, o Hospital Maria Alice Fernandes, na zona Norte, também está atuando na retaguarda para tratamento de possíveis doentes.
Os possíveis casos suspeitos no Rio Grande do Norte vêm ao encontro com a primeira confirmação do coronavírus no Brasil por parte do Ministério da Saúde. O caso foi confirmado num homem de 61 anos, que foi à Itália numa viagem à trabalho.
Com isso, o Brasil passou a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.
Caso foi descartado no RN
No último dia 14 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN descartou um caso de coronavírus no Estado. O paciente, que era um jovem de 25 anos, modelo, deu entrada no Hospital Giselda Trigueiro e chegou a ser isolado, mas a Sesap descartou o caso no mesmo dia.
Os exames iniciais, à época, de urina, sangue e respiratórios, descartaram a hipótese do vírus oriundo da China.
Confira a nota da Sesap na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde Pública informa que no momento está apurando os fatos para que possa inferir se há ou não casos suspeitos de Infecção Humana pelo Covid-2019 (Novo Coronavírus), uma vez que para ser considerado caso suspeito esse deverá atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para notificação.
No momento, o Estado do Rio Grande do Norte possui três investigações em curso, iniciadas na tarde desta quarta-feira (26), quando as informações sobre esses casos foram repassadas à Sesap.
Crédito da Foto: Adriano Abreu
Fonte: TRIBUNADO NORTE