Baiacu na Vara vai às ruas em sua 30ª edição

Baiacu na Vara vai às ruas em sua 30ª edição - Foto: Magnus Nascimento

Um dos mais tradicionais momentos do Carnaval em Natal, o ‘Baiacu na Vara’ comemora a sua 30ª edição como o último bloco de rua a cair nas ruas nesta edição dos festejos de Momo da capital potiguar. A concentração ocorre na Redinha, na zona Norte de Natal, e deve sair nas ruas do bairro em instantes, quando o Bloco dos Garis se dispersar.

Fundadora do bloco, Cristina Medeiros, conta que tudo nasceu de uma simples brincadeira. Ela afirma que esteve em Olinda por diversas ocasiões com o “Bacalhau do Batata”, tradicionalismo bloco da cidade pernambucana, mas que botou na cabeça que queria formar o próprio bloco.

“Falei com os organizadores que iria formar lá em Natal um bloco. Na terça feira, convidei amigos e colegas, mas eu nem sabia como iria acontecer. Na quarta-feira de cinzas, pra minha surpresa, foram lá em casa perguntar pelo meu bloco, aí tive que agir… Foi o início de uma linda história no ritmo do carnaval”, detalha Cristina.

Ela conta que faltava um estandarte e que seu pai o ajudou no pontapé inicial. “Ele pegou um lençol de minha mãe e fizemos o estandarte. Foi desse jeito mesmo e crescemos até o que somos hoje”, afirma, comemorando o crescimento da folia ano a ano.

“Todo mundo vem com sua fantasia, alegria e brinca na paz. Aqui recebemos estandartes de todos os blocos, sem distinção. Temos pessoas de outras cidades que vem para curtir o nosso bloco, e é essa grande festa para fechar com chave de ouro o carnaval”, disse a presidente do bloco.

Após passar o carnaval em Caicó, o natalense Gustavo Silva, 22, veio pela primeira vez ao bloco. “Gosto desses momentos de dia. Carnaval é isso mesmo. É festa, diversão, riso besta, tudo isso sem perder a tradição”, explicou o jovem.

Crédito da Foto: Magnus Nascimento

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Sair da versão mobile