Frankie é um romance dramático para aqueles que adoram filmes com longos e incessantes diálogos, com temas sofridos e reencontros inimagináveis.
O longa é dirigido e roteirizado pelo diretor norte-americano Ira Sachs (Melhores Amigos; 2016), e traz a francesa, aclamada como uma das melhores da história do cinema francês e europeu, Isabelle Huppert no papel principal da trama, que mostra o drama de uma grande atriz que foi diagnosticada com uma doença terminal, então ela resolve reunir seus entes queridos, entre familiares e amigos, para uma viagem de despedida na bucólica e pacata cidade de Sintra, em Portugal.
No elenco ainda conta com nomes como, Brendan Gleeson, Marisa Tomei, Jérémie Renier, Pascal Greggory, Ariyon Bakare, Vinette Robinson, Greg Kinnear e com os atores portugueses Carloto Cotta, Márcia Breia e Ana Brandão.
No decorrer da trama, conversas vão fluindo e cada um dos personagens envolvidos vão tomando consciência do verdadeiro significado desta viagem, com conversas sobre destino, vida e decisões permeiam as sequências, filmadas em longos planos, sendo ouvidos nos momentos talvez mais oportunos, sem que mais nada o importasse.
Entre parlatórios e declarações, o cenário da bela vila de Sintra se mostra incomparável, fazendo o espectador adentrar à tela, não pelos diálogos, mas sim pelas paisagens distintas e singulares daquela branda cidade. Já que muitas vezes as conversas acabam ficando cansativas, como se eles estivessem num momento limiar, sem saber para onde querem chegar.
Em suma, o longa é uma produção mais reflexiva e perspectiva, com um enredo superficial, mas com grandes atuações de interpretação.
O filme chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira (20), com distribuição pela Paris Filmes.