No fim!
O ABC empatou com o América-RN por 2 a 2 no Frasqueirão e conquistou o título do 1º turno do Campeonato Potiguar. O time de Diá tinha a vantagem do empate por ter sido líder na fase de grupos. Mas para chegar ao resultado, o Alvinegro precisou correr atrás do placar por duas vezes no jogo desta quarta-feira. E só conseguiu ao marcar aos 41 do segundo tempo em chute do estreante Paulo Sérgio. Antes, o América-RN havia aberto o placar com Tiago Orobó no primeiro tempo e o ABC empatado com Jaílson. O Alvirrubro ficou na frente logo aos 20 segundos do segundo tempo com Lelê e a partir daí se tentou se segurar da pressão abecedista.
Primeiro tempo
Enquanto Francisco Diá manteve a escalação base, só com a entrada de Paulo Sérgio no time, Roberto Fernandes surpreendeu nos seus 11 titulares com as idas de Renan, Leandro Melo e Dione para o banco de reservas. O jogo, em si, começou travado e com os times sem oferecer muitos espaços. O ABC teve mais domínio e criou duas boas chances logo aos cinco minutos, em que Ewerton fez excelente defesa, e depois com Paulo Sérgio, que exigiu outra boa defesa do goleiro americano. Mas, valendo a máxima de que final se decide em detalhes, o América-RN saiu na frente em um vacilo da defesa abecedista. Vinícius Leandro recuou e Tiago Orobó chegou antes de Rafael para marcar aos 29. O ABC seguiu pressionando, mas sem oportunidades claras. Até que Jailson, aos 44, aproveitou inversão de bola e encheu o pé para marcar um bonito gol e empatar o jogo.
Segundo tempo
Aos 18 segundos, o América-RN voltou a frente do placar com o meia Lelê em chute cruzado após passe de Cesinha, que havia entrado no intervalo no lugar de Adílio. Cinco minutos depois, Wallace Pernambucano recebeu de Tiago Orobó em ótima condição e finalizou pra fora, perdendo uma grande chance de ampliar. Aos 14 foi a vez de João Paulo dentro da área do América-RN e finalizar mal, desperdiçando a chance do empate. O ABC seguiu pressionando e passou a dominar por completo o jogo, enquanto o Alvirrubro só se lançava em raros contra-ataques. Num deles, Tito aproveitou bobeira da defesa abecedista, roubou a bola, mas chutou por cima do gol. O ABC manteve a pressão e insistia nas bolas aéreas. Mas foi pelo chão que conseguiu chegar ao suado empate, que lhe valia o título. Paulo Sérgio, estreante, dominou e finalizou com categoria para vencer o goleiro Ewerton.
Estrela
Estreando com a camisa do ABC, o atacante Paulo Sérgio mostrou estrela. Depois de um segundo tempo apagado, ele achou um chute aos 41 minutos do segundo tempo para dar o título do primeiro turno ao ABC logo no seu primeiro jogo.
Público e renda
Público total: 4.484
Renda: R$ 85.775 reais
Imbatível nos clássicos
O técnico Francisco Diá está imbatível nos clássicos deste ano. Esse foi o terceiro duelo ABC e América-RN no ano e o o Alvinegro ganhou os dois primeiros e empatou esse último, o que lhe rendeu o título do 1º turno do estadual.
Surpresa na escalação
A escalação de Roberto Fernandes supreendeu, principalmente pela presença de Leandro Melo e Dione no banco de reservas. O jovem Adílio ganhou uma chance no time titular e Wallace Pernambucano também voltou a ser utilizado nos 11 iniciais, além da estreia de Felipe Cordeiro no meio de campo.
Busca pelo segundo turno
O ABC já garantiu a vaga na decisão do Campeonato Potiguar, mas pode levar o título direto se vencer o segundo turno. Com o título do primeiro turno, o Alvinegro já garantiu também a ida para a Copa do Nordeste, do Brasil e Série D do próximo ano. Já o América-RN precisa vencer o segundo turno para chegar à final e buscar o título estadual. Assim, garante a Série D e Copa do Brasil, mas vai precisar ser campeão para se classificar para a Copa do Nordeste – isso porque, caso o ABC vença, o Globo é o outro classificado, já que é o segundo melhor colocado no ranking da CBF.
Fonte: GE RN