Glitter biodegradável: como ter um carnaval mais ecológico

Publicidade

Já tem muitos blocos na rua! Mas os dias oficiais de carnaval ainda estão por vir. Se você é da turma da folia, já deve estar se preparando para cruzar a avenida ou as ruas da sua cidade com a sua melhor fantasia. Mas antes de espalhar alegria por aí, que tal fazer um carnaval diferente este ano, mais sustentável?

A conscientização a respeito da preservação do meio ambiente vem crescendo cada vez mais. Por isso, grandes marcas de produtos de beleza têm buscado alternativas que não agridam a natureza, como o glitter biodegradável. Entretanto, é possível fazer o seu em casa, sem precisar pagar caro em lojas de cosméticos. Então, se você adora usar e abusar do brilho no carnaval, veja como preparar o seu próprio glitter biodegradável e conheça também outra alternativa natural.

O que é Glitter Biodegradável?

Talvez você não saiba, mas o glitter é feito de pequenas partículas de plástico colorido e alumínio. Esses resíduos, aos serem removidos da pele, podem contaminar as águas dos rios e oceanos; além de demorar milhares de anos para se decompor. Para reverter, ou pelo menos amenizar, esse quadro, vale a pena investir no glitter biodegradável. Feito de produtos que dissolvem na água, ele também pode ser feito em casa, com materiais como: gelatina incolor ou ágar-ágar. Veja o passo a passo:

  1. Primeiro, separe a gelatina incolor em pó. Se preferir uma versão vegana, escolha o ágar-ágar
  2. Em seguida, escolha o pigmento que irá colorir o seu glitter. Pode ser: cúrcuma, espirulina, açafrão, urucum… Mas, se quiser, pode colocar pigmentos industrializados apropriados para a pele.

Modo de preparo

Em um recipiente com água, dissolva a gelatina incolor em pó e, em seguida, misture o corante natural ou industrializado. Depois que a mistura estiver homogênea, espalhe por uma superfície lisa; pode ser o tampo de uma mesa ou um tapete de silicone. O conteúdo espalhado deve ter uma espessura fina. Deixe secar por mais ou menos 30 horas, ou até ficar completamente seco. Passado o tempo necessário, corte em pequenos pedaços e triture tudo num mixer, para que fique com o aspecto de glitter. Pronto! Agora você já tem o seu glitter biodegradável para brilhar muito por aí.

Para ter um carnaval mais ecológico, que tal fazer o seu próprio confete em casa? Com um furador de papel, crie confetes a partir de folhas de árvore que caíram no chão. Se veio da natureza, voltará para ela sem criar mais lixo!

Alternativas para o glitter

A natureza é tão incrível que já possui uma versão mais que natural para o glitter: o pó de mica! Originário das rochas, o pó de mica tem um brilho próprio, boa aderência e pode ser encontrado em diversas cores. Por ser um produto vindo direto da natureza, pode ser retirado da pele com água! O pó de mica também é conhecido como pigmento em pó e é muito utilizado pela indústria de cosméticos. Sua única desvantagem é o valor, pois custa bem mais que o glitter comum ou o caseiro. Se você quiser experimentar, busque em casas de produtos para artesanato ou na internet.

Se você não quiser se desfazer do glitter industrializado que você ainda tem em casa, não tem problema. Mas, tome alguns cuidados na hora de removê-lo! Nunca tire o glitter da pele com água, utilize sempre um algodão com óleo corporal, creme hidratante ou demaquilante. Em seguida, jogue no lixo! Evitando que o glitter tenha contato com a água corrente, os resíduos de plástico não seguirão para o mar. Nossos oceanos agradecem! Bom carnaval!

Fonte: Seleções Readers Digest

Imagem: Golubovy/iStock

Sair da versão mobile