A rodada deste último sábado (25) não foi boa para os times potiguares. O ABC foi para Sergipe enfrentar o Confiança e saiu de lá com uma amarga derrota.
Já o América conseguiu apenas um empate jogando em casa contra o Botafogo da Paraíba.
América empata no jogo de estreia
De volta à Copa do Nordeste após duas temporadas, o América reestreou na competição na tarde/noite deste sábado (25) e empatou em gols com o Botafogo-PB na Arena das Dunas. O time do técnico Waguinho Dias criou boas oportunidades de gol mas não conseguiu superar o goleiro Samuel, que em noite inspirada, praticou belíssimas defesas evitando que suas redes fossem balançadas.
O Alvirrubro volta a campo pelo “Nordestão” no domingo, dia 2 de fevereiro, às 18h, para enfrentar o ABC no Estádio Maria Lamas Farache.
O jogo
Sem Romarinho e Wallace Pernambucano, o Alvirrubro entrou em campo com uma formação tática diferente. Na defesa, Nilo voltou ao time titular no lugar de Geninho, no meio, Leilson apareceu entre os titulares ao lado de Wallace Rato que fez a sua – boa – estreia com a camisa americana. No ataque, Tiago Orobó mais centralizado ao lado do veloz Dione.
As principais chances de gol foram americanas com Dione em chutes de longa distância e Tiago Orobó, que mesmo marcado por três defensores pela esquerda, invadiu a área e foi parado pelo goleiro Samuel. O Botafogo-PB chegou ao gol americano em bola parada cobrada por Cássio Gabriel que parou na boa defesa do goleiro Ewerton.
A segunda etapa foi dominada pelo América que passou a explorar as triangulações buscando abrir espaços na defesa bem postada do Botafogo-PB que teve a primeira boa oportunidade com Lohan. O centroavante recebeu no meio da defesa americana e finalizou no canto esquerdo, mas Ewerton evitou o pior em grande defesa. Minutos depois foi a vez de Erivélton aproveitar rebote da defesa e, próximo ao bico da grande área do lado direito, chutar colocado para mais uma boa defesa do goleiro americano.
Após os sustos o Mecão se lançou ao ataque e após rápida saída de Dione que passou por dois, Wilson recebeu na direita e cruzou rasteira para Tiago Orobó que, mais uma vez, parou no goleiro Saulo. Minutos depois, após linda troca de passes, Leilson bateu colocado na entrada da área mas a bola passou “tirando tinta” do ângulo esquerdo do goleiro botafoguense.
No último minuto de jogo, após cobrança de escanteio, Samuel operou dois milagres. Primeiro na cabeçada de Adílio e depois, na sobra, após chute de Leilson.
Waguinho Dias analisa empate com o Botafogo-PB
O América empatou em gols com o Botafogo-PB no jogo de estreia na Copa do Nordeste 2020. Com um time desfalcado, o técnico Waguinho Dias aponto – em entrevista coletiva – a falta de força no ataque americano, diferentemente da defesa que não repetiu os erros cometidos no Clássico Rei da última quarta (22).
“Avaliação minha é excelente em termo da parte defensiva, mas faltou força para parte ofensiva. Por isso que foi o primeiro jogo que nós não fizemos gol, mas mesmo assim, se você olhar o primeiro e o segundo tempos, no segundo (tempo) nós criamos e o goleiro Samuel foi feliz em duas bolas que fizeram a diferença. Já o nosso goleiro Ewerton não fez nenhuma defesa difícil, a não ser em alguns chutes de fora o que é obrigação dele. Mas defesa e sufoco da equipe deles de chegarem ao nosso gol eu não presenciei”, disse.
Para jogo diante da equipe paraibana, o comandante americano não pôde contar com César Sampaio, Romarinho e Wallace Pernambucano, o que o obrigou a não só mudar na formação como também no posicionamento do time dentro de campo.
“A Copa do Nordeste é um nível muito superior, com equipes capacitadas e nós pegamos uma tricampeão paraibano e que é vice-campeão da Copa do Nordeste. É uma equipe conceituada, com moral e com jogadores experientes e, além do mais, se você olhar para nossa equipe, viemos de uma derrota no clássico. A gente ficou sem as peças que vinham jogando e tivemos que mudar o modelo de jogo onde invertemos algumas situações de posicionamento de atletas”, falou.
Agora o Mecão enfrentará uma maratona de jogos. Na próxima quarta-feira (29) os rubros voltam a campo pelo Campeonato Estadual. A partida contra o Potiguar de Mossoró, na Arena das Dunas, será a última da primeira fase da Copa Cidade do Natal, que equivale ao primeiro turno da competição. Logo depois, mais um Clássico Rei, desta vez pela Copa do Nordeste no domingo (2), no Estádio Maria Lamas Farache. Na semana seguinte, dois jogos longe de Natal contra São Luiz-RS pela Copa do Brasil e River-PI pelo “Nordestão”.
“Nós temos que fazer a nossa parte na quarta-feira (29), temos que voltar a vencer e temos que dar, realmente, mais da ritmo a alguns jogadores para que a gente chegue no clássico e esteja bem para jogar. Depois é uma semana fora onde vamos sair para jogar pela Copa do Brasil – contra o São José em Ijuí/RS – e de lá mesmo vamos encarar o River em Teresina/PI, pela Copa do Nordeste. Então vai ser uma semana fora sem muito treinamento, só tempo de recuperar os atletas, pois na chegada é a final do turno para disputar um título. É uma responsabilidade imensa que tem que saber como trabalhar”, pontuou.
Fora de casa, ABC perde para o Confiança/SE
O Mais Querido enfrentou o Confiança/SE neste sábado (25), no Estádio Batistão, em Aracaju (SE), jogo de estreia na Copa do Nordeste 2020, e acabou derrotado pelo placar de 1 a 0. O gol dos donos da casa foi marcado pelo atacante Renan Gorne, em cobrança de penalidade.
Com o resultado, o Clube do Povo continua sem somar pontos no Grupo A da competição. O próximo compromisso está marcado para o domingo (02/02), contra o América/RN, às 18h, no Estádio Frasqueirão.
Jailson lamenta resultado e diz que agora é focar no Estadual
O Mais Querido iniciou a disputa da Copa do Nordeste 2020 neste sábado (25), contra o Confiança/SE, no Estádio Batistão, em Aracaju (SE), fez um jogo equilibrado, mas acabou derrotado pelo placar de 1 a 0.
O meia Jailson falou sobre a estreia e lamentou a grande chance desperdiçada. “Sabíamos que seria um jogo difícil, que enfrentaríamos uma equipe muito qualificada, mas o nosso pensamento era de pontuar, mesmo fora de casa. Tivemos uma boa chance de abrir o placar, não convertemos o pênalti, e eles foram lá e aproveitaram o pênalti que tiveram a favor”, comentou.
Jailson ressaltou que agora é esquecer e pensar no Estadual. “Vamos esquecer esse jogo e agora é pensar no Estadual. Temos um jogo difícil no meio de semana, um jogo que pode garantir o primeiro lugar e nos dar a vantagem para a final do turno, e vamos descansar bem, pois a equipe sentiu um pouco o cansaço e desgaste da maratona de jogos, e se preparar para esse jogo”, destacou o meia.
Francisco Diá: “Perdemos nos nossos próprios erros”
Não foi uma estreia com o resultado esperado. Jogando na noite deste sábado (25), no Batistão, em Aracaju (SE), o Mais Querido iniciou a caminhada na Copa do Nordeste 2020, contra o Confiança, fez um bom jogo, criou oportunidades e até perdeu uma penalidade, mas sofreu um gol de pênalti e perdeu por 1 a 0.
O treinador Francisco Diá avaliou a partida e a apresentação da equipe, lamentou a penalidade desperdiçada e o desgaste do grupo.
“Acredito que dentro das possibilidades, diante das ausências, fizemos um bom primeiro tempo, mas cedemos espaço no segundo tempo, principalmente, pelo cansaço. Perdemos uma penalidade, e perder penalidade, na casa do adversário, complica. O desgaste da viagem, somado ao jogo de quarta-feira, pesou na parte física. Perdemos para um adversário que tínhamos condições de vencer. Perdemos nos nossos próprios erros”, afirmou o técnico.
Diá já começa a pensar no próximo compromisso, pelo Campeonato Potiguar. “Agora é chegar em Natal, conversar com o Departamento Médico e ver quem teremos à disposição para o jogo contra o ASSU. Precisamos de um resultado positivo, que nos garantirá o primeiro lugar e a vantagem para a final do turno. O foco agora é no Estadual e no ASSU”, garantiu.
Próximos desafios
O grupo alvirrubro se reapresenta na segunda-feira (27), às 15h, no Centro de Treinamento Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim. Já a equipe abecedista volta a campo na quarta-feira (29), quando enfrentará o ASSU, às 20h, no Estádio Edgarzão, na cidade Assu (RN), confronto válido pela 7ª rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar, a última da fase classificatória.
* Com informações de ABC F.C. e América de Natal