Percebendo os perigos do HIV/AIDS para a população, a Unidade de Saúde das Quintas, pertencente ao Distrito Sanitário Oeste, realizou, nessa semana, uma ação extra de conscientização e prevenção do HIV/AIDS no Mercado Público das Quintas. Além de atingir um grande número de pessoas, os profissionais da saúde tiveram como objetivo levar serviços para a comunidade que não consegue ir para a Unidade por motivo de trabalho.
De acordo com a diretora da Unidade, Célia Regina, a mobilização foi importante para atingir um determinado público que circula diariamente no ponto comercial. “A ação teve como diferencial focar nas pessoas que não podem ir para a Unidade fazer os exames ou algo do tipo por causa do trabalho. No mercado há um grande número de estabelecimentos comerciais, como mercados, bares, lojas, restaurantes, então é um local interessante para a equipe atuar”, contou.
Distribuições de preservativos, entregas de panfletos, testes rápidos e testes glicêmicos foram alguns dos serviços proporcionados pela Unidade durante a visita ao Mercado. Além disso, foi agendado mais de 30 exames de laboratório para a população. “Durante todo o evento conversamos com o pessoal sobre os riscos da doença, panfletamos e entregamos vários preservativos. No total, foram entregues 220 camisinhas e realizados 100 testes rápidos”, finalizou a diretora.
De acordo com os dados levantados pela Secretaria Municipal de Saúde, entre os meses de janeiro e outubro deste ano, foram notificados 522 novos casos de infecção pelo HIV no município, sendo 392 (75,1%) para o público masculino e 130 (24,9%) para o sexo feminino. O detalhe é que o maior quantitativo desses números ocorrem nos bairros do Alecrim, Quintas, Dix Sept Rosado, Nossa Senhora de Nazaré e Cidade da Esperança, todos situados na Zona Oeste de Natal.
Imagem: SMS
Fonte: Prefeitura de Natal