A seleção brasileira sub-23 está convocada para o torneio Pré-Olímpico de 2020, na Colômbia. O técnico André Jardine divulgou a lista dos 23 nomes que tentarão classificar o Brasil para Tóquio 2020 com Reinier, Antony, Douglas Luiz e Martinelli, conforme divulgado no último domingo pelo GloboEsporte.com. O Pré-Olímpico será disputado entre 18 de janeiro e 9 de fevereiro e apontará os dois representantes da América do Sul nos Jogos Olímpicos.
- A lista final precisa ser entregue à Conmebol até o dia 27 de dezembro.
- Até o dia 3 de janeiro podem ser feitas cinco mudanças, independentemente do motivo.
Jardine tem a difícil tarefa de conseguir a liberação dos jogadores – a competição não ocorre em data Fifa. Os casos mais complicados são de Douglas Luiz, Wendel, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha e Paulinho, que defendem equipes europeias. Todos precisam de negociações com os clubes. Além do caso de Reinier, do Flamengo, que teria férias encurtadas caso se apresente no dia 3 de janeiro, junto com os demais convocados na Granja Comary.
“São três lados. Nosso lado, do atleta e do clube. Falei especialmente sobre os atletas, porque sentimos eles envolvidos e comprometidos. Querendo vir. Muitos enfrentando dentro do clube certo desgaste”, comentou o técnico.
– (Os jogadores) Têm deixado claro com seus clubes que querem estar aqui, querem participar do projeto. Lado dos clubes é o terceiro. Tem interesses, competições, existe a colisão de interesse, de jogos. Temos tentado contar com bom senso de todos. O Pré-Olímpico não atinge número grande de jogos. Pega antes e início dos estaduais. Na Europa pega alguns jogos. Alguns tiveram que pensar bastante, ainda pensam, a gente tem que defender com unhas e dentes e temos contado com jogadores. Quão grande é o projeto e ter seleção forte – completou o treinador.
O caso de Reinier é outro que precisa de retorno do Flamengo. O jovem meia-atacante do Rubro-Negro está no Mundial de Clubes e não vai ter 30 dias de férias caso se apresente no dia estabelecido pela CBF. Mais jovem do grupo, ele foi convocado para o Mundial Sub-17 em setembro, mas não se apresentou na data combinada entre Flamengo e a seleção brasileira e foi substituído.
O nosso meia Reinier foi convocado pela Seleção Brasileira Olímpica para a disputa do Torneio Pré-Olímpico 2020. Parabéns, cria! #CRF pic.twitter.com/KyXbASVNOI
— Flamengo (@Flamengo) December 16, 2019
A programação inicial era divulgar os convocados na sexta-feira, mas foi adiada. O motivo: últimas negociações com os clubes de jogadores, principalmente no futebol europeu.
O Brasil estreia no Pré-Olímpico contra o Peru, no dia 19 de janeiro, em Armênia, na Colômbia. A seleção de André Jardine está no Grupo B, que tem Paraguai, Bolívia e Uruguai, além dos peruanos. Os dois melhores de cada chave avançam para o quadrangular final, que definirá os dois classificados para os Jogos Olímpicos.
Os nomes dos convocados
Goleiros
- Cleiton (Atlético-MG)
- Ivan (Ponte Preta)
- Phelipe (Grêmio)
Laterais direito
- Emerson (Betis)
- Guga (Atlético-MG)
Laterais esquerdo
- Ayrton Lucas (Spartk)
- Caio Henrique (Fluminense)
Zagueiros
- Gabriel (Lilie)
- Ibañez (Atalanta)
- Robson Bambu (Athletico-PR)
- Walce (São Paulo)
Meio-campistas
- Bruno Guimarães (Athletico-PR)
- Douglas Luiz (Aston Vila)
- Igor Gomes (São Paulo)
- Matheus Henrique (Grêmio)
- Reinier (Flamengo)
- Wendel (Sporting)
Atacantes
- Antony (São Paulo)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Matheus Cunha (Leipzig)
- Paulinho (Bayer Leverkusen)
- Pedrinho (Corinthians)
- Yuri Alberto (Santos)
Fonte: Globo Esporte