SMS leva serviços de saúde para a praia de Ponta Negra

Quem esteve na manhã desta quinta-feira (05/12) na orla da praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal, se deparou com uma série de serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Foram ofertados testes rápidos de HIV/Sífilis e outras hepatites virais, além de teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de insumos de proteção (camisinhas e gel lubrificante) e rastreamento para o câncer de pele.

Segundo Elvira Freitas, diretora da unidade de saúde de Ponta Negra, os resultados dos testes são disponibilizados em pouco tempo para a população. “O teste rápido de glicemia o resultado saí na hora. Já o de HIV e sífilis e hepatites virais fica pronto em 15 minutos. Se o resultado for positivo, nós passamos toda a orientação para o usuário, que vai desde a repetição do exame, até o encaminhamento para a SAE (Serviços de Atendimento Especializado em HIV/Aids e Hepatites Virais)”.

Para Marcos Filormino, representante estadual da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e presidente da AVIP (Associação Vidas Positivas), essas ações desenvolvidas pela SMS são de extrema importância para a população. “A saúde ir até a população é muito importante. Temos apresentado um índice muito alto de pessoas com ISTs no Estado e ações como essa ajudam a enfrentar o problema”.

Os serviços ofertados nesta quinta fazem parte do projeto Saúde na Praia, da unidade de saúde de Ponta Negra, é e feito em parceria com a Universidade Potiguar (UNP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério da Saúde, Associação Nacional dos Engenheiros e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Imagem: SMS

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile