Hoje um dos consoles mais famosos da história dos jogos eletrônicos celebra 25 anos desde o seu lançamento. Jim Ryan, atual presidente da companhia deixa uma mensagem para os fãs e divide um pouco dos desafios inicias da marca PlayStation nos anos 90.
Lançado em 3 de dezembro de 1994, em um cenário repleto de grandes nomes estabelecidos como a Nintendo e Sega. Jim comenta que no início foi necessário muita humildade dentro da iniciante Sony para conseguir seu espaço. E relembra como Ken Kutaragi manteve uma postura coragem para dar vida e estabelecer a marca que conhecemos hoje.
Segundo ele: Ken e sua equipe estabeleceram a ideia de inovar a ideia de jogos eletrônicos com foco no entretenimento acessível a todos e a plataforma ideal para as desenvolvedoras. Entramos em sintonia com a comunidade e fornecemos recursos para os criadores desenvolverem mundos gigantes e experimentarem novas ideias. Essa abordagem garantiu uma característica muito importante para a plataforma na época que era trazer uma enorme diversidade de jogos, o que viria a se tornar uma referência nas próximas gerações.
O executivo ainda lembra como foi o processo para estabelecer a marca com a PlayStation Europe — o objetivo inicial era dar suporte ao mercado local. Dessa forma, um consumidor da Polônia poderia se sentir parte da comunidade PlayStation tanto quanto um jogador nos EUA, Japão ou Reino Unido. Motivados por fãs apaixonados em todo o mundo, o nosso negócio pôde crescer de forma significativa e hoje o foco na comunidade está mais importante do que nunca.
O PlayStation vendeu 100.000 unidades no Japão no primeiro dia de lançamento e conseguiu o feito de ser o primeiro console de mesa a alcançar a marca de cem milhões de unidades ao redor do mundo. É uma honra ver os fãs que cresceram com o PlayStation e hoje transmitem seu amor por videogames aos seus filhos que agora jogam no PS4. Em nome de todos nós do PlayStation, obrigado por seguir nessa jornada conosco. Estamos ansiosos para celebrar com vocês o que virá em seguida.
Junto com a data importante, o nome PlayStation ganha o reconhecimento do Guinnes World Records ao entrar para o famoso livro dos recordes como a marca de consoles mais vendida no mundo. Sem dúvida nenhuma, a Sony promete contribuir muito para a indústria e seus clientes nesse segmento com a chegada do PlayStation 5 em 2020, além de título novos e muito aguardados como Ghost of Tsushima e The Last of Us: Parte II.
Texto de Mário carvalho
Fonte: GameBlast