Campanha Dia de Doar é oficialmente lançada na Casa Durval Paiva

Na tarde desta terça-feira (26) foi lançada oficialmente a Campanha Dia de Doar, com foco especial para que as pessoas prestem atenção a todas as possibilidades existentes para se fazer uma doação. A mobilização visa despertar na sociedade uma cultura de doação e as possibilidades para esta ação. No Rio Grande do Norte, a terceira edição da campanha reunirá 13 organizações: Adote, Amico, Amigos do Pelo, APAE Natal, Hospital Varela Santiago, Casa do Menor Trabalhador, GACC, Instituto do Bem, Lar da Vovozinha, SUVAG, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN – IERC/RN, Grupo Reviver e a Casa Durval Paiva.

Na apresentação, alguns representantes falaram a respeito da importância da Campanha. O Presidente da Casa Durval Paiva, Rilder Flávio, ressaltou que o ato de doar vai muito mais além de ser um ato de caridade, mas sim é um ato transformador. Ao doar para uma dessas instituições, você está transformando vidas e, muito mais que isso, transformando uma sociedade.

Rilder Flávio de Paiva Campos – Presidente da Casa Durval Paiva

O advogado Adriano César Freire, representante da Casa do Menor Trabalhador ressaltou a importância da campanha:

“Essa campanha é uma forma de se conclamar a sociedade natalense para, juntos com as ONGs, realizar uma ação transformadora. É uma obrigação nossa, enquanto cidadãos, de se responsabilizar pela sociedade em si, com a juventude, a infância. Não só a Casa do Menor Trabalhador, como as diversas ONGs que nós temos aqui em Natal. Nós temos um trabalho sério voltado para a área da juventude  e da infência, porém, não temos recursos. Então a ONG, ela vive, realmente da parceria com a sociedade, a sociedade tem que vir dar as mãos às ONGs para realizar uma ação transformadora e participar ativamente da construção do futuro de um jovem, de uma criança e de um adolescente.”

Doutor Adriano também falou como a Casa do Menor Trabalhador já transformou a vida dos jovens em Natal:

“A Casa do Trabalhador tem como objetivo atuar diretamente na transformação das vidas tanto de crianças como adolescentes, há mais de 32 anos que a casa vem desenvolvendo o trabalho, onde se acolhe a criança e o adolscente no ensino fundamental e, a partir dos 16 anos até os 22, nós temos o curso de capacitação profissional. Durante esses 32 anos, nós já formamos mais de vinte mil jovens, onde 50 a 70 por cento destes jovens foram encaminhados para o mercado de trabalho e transformaram a vida de suas famílias, saindo das drogas, ajudando a complementar a renda familiar, tendo a oportunidade de conseguir o primeiro emprego e conseguindo a sua renda para adentrar na vida adulta e passar a administrar um emprego e a projetar a sua vida.”

Sobre O Dia de Doar

No dia 03 de dezembro será celebrado o Dia de Doar em todo o mundo, contando com a participação de mais de 55 países.

O Dia de Doar começou nos Estados Unidos, em 2012 e chegou no Brasil, em 2013. A campanha hoje conta com 55 países participando oficialmente, e tem mais de 190 ações realizadas.

Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).

Doar e se doar

O ato de doar não deve ser encarado como uma mera caridade, tem que ir muito mais além disso! É um ato de transformar. Transformar vidas, transformar a sociedade. As ONGs, nesse caso, agem como parceiras da sociedade, como agentes transformadores de vida.

O ato de doar é ver que aquilo que foi doado, ser aplicado realmente em prol da sociedade. É ver que o seu ato está mudando vidas e revertendo em um mundo melhor.

Uma sociedade com cidadãos mais ativos e participativos pode mudar o mundo. Todo dia é dia de doar e uma vez por ano acontece uma grande celebração da doação. Essa é a proposta do #DiadeDoarRN.

Saiba mais sobre a Campanha visitando o site: http://www.diadedoar.org.br/

Imagens: Lúcio Amaral

Sair da versão mobile