Dentro da programação paralela do 25° Encontro de Corais da Cidade do Natal (Enconat) e o 17° Encontro Nacional de Coros em Natal, foi realizada na manhã desta terça-feira (12), o Tralalando no Enconat, que é a apresentação dos corais infantis da Rede Municipal de Ensino. A atividade aconteceu na Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, e contou com a participação de seis coros infantis e de um juvenil. A Escola Municipal Profª Francisca Ferreira da Silva atende 1.103 alunos distribuídos da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
“O Tralalá é um projeto que começou em 2003 e tem a finalidade de criar coros nas unidades escolares. A partir daí surgiu o Tralalando no Enconat, porque é o momento dos corais mostrarem o trabalho que é realizado durante todo o ano letivo nas escolas. Cada ano fazemos em uma escola que tenha o projeto Tralalá. É uma festa muito bonita com apresentações das mais variadas”, falou a coordenadora do Enconat, a maestrina Rosângela Albuquerque.
Participaram do Tralalando as seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, E.M. Professora Maria Cristina Osório Tavares, E.M. Professor Berilo Wanderley, E.M. Professora Zuleide Fernandes, E.M. Professor Ascendino de Almeida Junior e a E.M. Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho.
A gestora pedagógica da escola anfitriã Gelza Lúcia de Brito Sousa demonstrou toda satisfação em receber o evento. “É uma satisfação muito grande para a escola receber esse evento de referência da Rede Municipal de Ensino, e que serve de espelho para nossos alunos, trazendo a semente para ampliar nosso coral. Hoje também é a primeira vez que o nosso coral se apresenta. Estamos muito felizes”.
A aluna Andriely Jamile da Silva, de nove anos, estava bastante ansiosa para se apresentar pela primeira vez em público. “Estou achando bem legal. É uma oportunidade boa. Mas eu estou um pouco nervosa”.
“Hoje é um dia bastante especial. Iremos nos apresentar pela primeira vez e estamos bastante felizes”, contou a estudante Maria Eloíza da Silva, de oito anos e que faz parte do coral da escola anfitriã.
O coral da E.M. Francisca Ferreira da Silva começou este ano. Desde junho que eles estão ensaiando e são 17 integrantes regidos pela professora mestra em canto coral, Ana Lúcia Carneiro de Oliveira. “É motivo de grande alegria. Nós aceitamos esse desafio e estamos disseminando o canto coral na nossa escola, com o objetivo de desenvolver alguns valores, como responsabilidade, compromisso e pontualidade, e que estão implícitos dentro do canto coral”.
A professor destaca a realização de um trabalho de técnica vocal e respiração para compreenderem através das músicas da importância de cada um como indivíduo. “Trabalhamos bastante a autoestima dos alunos. Acreditamos que aqui na escola e no bairro, o canto coral vai ser muito importante para a vida deles”.
Imagem: Adrovando Claro
Fonte: Prefeitura de Natal