A cantora Valéria Oliveira vai fazer duas apresentações do seu show “Sacrário” nesta semana em Natal. A primeira apresentação acontece na quarta-feira (30) no IFRN Cidade Alta, às 18h, e a outra na sexta-feira (1º), no Bardallos, também no Centro de Natal, às 20h. A apresentação no IFRN é gratuita e a do Bardallos custa R$ 10.
Valéria vai se apresentar ao lado do multi-instrumentista Jubileu Filho. Eles dialogam por uma linguagem dinâmica de vozes, violões, bandolim e cavaquinho, em um processo de experimentações para arranjos de uma série de novas canções, que visam a gravação de um novo álbum.
O show “Sacrário”, que dá nome a um samba composto por Valéria, também traz uma leitura pessoal da influência negra na cultura brasileira em especial no RN. A obra faz referências a recantos que contam um pouco dessa história, como é o caso da Igreja do Rosário e a expressões da cultura afro-brasileira como o coco de zambê, o jongo, o samba e o ijexá. Valéria faz referência também ao Beco da Quarentena, outro espaço da cidade de Natal, no samba “O beco”.
Serão apresentados ainda sambas inéditos no repertório, como “Quando tocam os sinos”, dos cariocas Reginaldo Mil e Jotabê e “Está tudo aí”, de Valéria Oliveira em parceria com Luiz Gadelha. Há ainda o baião “Rosa de aroeira”, dela, e o o xote lusitano “Alento”, uma parceria dela com Ivando Monte. O repertório é costurado por algumas obras do disco “Mirá”, trabalho anterior de Valéria, e por releituras do cancioneiro popular brasileiro.
Serviço
IFRN Cidade Alta
- Quarta-feira (30), às 20h, entrada gratuita.
Bardallos