O médico neurocirurgião potiguar Kurt Mendonça, de 47 anos, vai lançar neste sábado (12) a edição impressa do livro “Guia de sobrevivência para vítimas de narcisistas malignos”. O evento de lançamento, que também contará com uma sessão de autógrafos, acontece das 15h às 18h no Villa Park Hotel.
A produção já está disponível em ebook e está na lista de 3 mais vendidas da Amazon na subcategoria “Abuso Sexual” e entre as 50 na categoria “Saúde Mental”. A edição impressa fica disponível a partir deste sábado.
Kurt Mendonça busca retratar no livro as características para identificar e se proteger de pessoas que ele define como “narcisistas malignos”, além de apontar as formas de relações pessoais e dos mecanismos dos abusadores. Para fazer o material, o neurocirurgião leu mais de 200 livros sobre o tema e usou mais de 80 referências.
O médico despertou para a ideia de fazer o livro após perceber algo recorrente em cerca de 10% dos pacientes que recebia no seu consultório com a possibilidade da existência de um tumor na cabeça. “Elas não tinham nada. Eu perguntava se havia alguém infernizando a vida delas e a resposta era sempre sim. E percebi que estamos cheio de pessoas boas vítimas de pessoas más”, explicou o médico ao G1.
Durante esses últimos anos, ele criou um projeto online com vítimas de narcisismo. Lá, conheceu histórias, se aprofundou e compartilhou informações sobre o tema. Assim, se aproximou de casos e relatos pessoais.
O livro, segundo ele, se destina às vítimas e aos leigos, “que sempre procuraram explicações”. “Parece que todos os abusadores nasceram com um manual de criação. Os narcisistas malignos são predadores. O abusador projeta na vítima a maldade dele, faz sem sujar as mãos. Ele só consegue manter a cabeça fora d’água se mantiver a do outro dentro”, explica.
O Guia busca ajudar pessoas a se atentarem nos primeiros sinais e ligarem o alerta. “Para cada pessoa vítima de um narcisista maligno, existe um ricochete, a família também sofre. O narcisista tem a necessidade de controle, então só vai estar em qualquer relação se ele ganhar com isso, seja status, bajulação, dinheiro. Existem, sim, pessoas que são ruins e que gostam”, afirma Kurt Mendonça
Fonte: G1 RN