A Universitária FM vai democratizar a grade de programação da emissora com o lançamento, ainda em outubro, do primeiro edital de ocupação da rádio, vinculada a UFRN.
A iniciativa é inédita no Rio Grande do Norte, seja na esfera comercial ou pública, e vai selecionar mais de 20 programas de música e notícia para veicular no horário de 20h às 00h, sempre de segunda à sexta-feira. Cada programa terá, em média, 1 hora de duração e deverá ser entregue gravado e editado na emissora, que ficará responsável apenas pela veiculação.
O contrato entre a UFRN e os vencedores do edital terá duração de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a depender do interesse da FMU e do realizador. Os detalhes da seleção ainda estão sendo definidos antes do lançamento do edital.
O diretor da Superintendência de Comunicação da UFRN Sebastião Faustino Pereira conta que a ideia é diversificar a programação da rádio, incentivando a produção independente:
“Estamos obedecendo o princípio público do acesso aos meios de comunicação. São mais de 20 programas que vão de música afro à comunidades indígenas/quilombolas. Diversidade total, o que inclui debate, comunidade, tradição, cinema, mulheres, LGBTQ+, etc”, diz.
Ainda segundo Faustino, o edital deve seguir o padrão de outros modelos já realizados no mundo, ou seja, oferecer espaço na grade para a veiculação.
“Por enquanto, não temos condições de fazer tudo. É muito complexo. E exige tempo e dinheiro. O objetivo é incentivar a produção independente”, afirma.
Todos os programas também terão um jornalista responsável “para valorizar e qualificar a produção”, explica Faustino.
Fonte: Agência Saiba Mais
Imagem: UFRN/DECOM