Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Policlínica do Distrito Norte II, do bairro Potengi, é referência em atendimento desde o encaminhamento da atenção básica até as diversas especialidades em análises clínicas. Inteiramente à disposição da população natalense por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o espaço conta com uma equipe multiprofissional, ou seja, com especialistas de diversas áreas que têm como objetivo prestar assistência aos usuários.
No intuito de fazer um diagnóstico para um tratamento contínuo e especializado com o paciente, a Policlínica Zona Norte (PZN) criou a Sala 10 ainda em 2015. O serviço trata exclusivamente de usuários com diabetes, obesidade, feridas e saúde mental, contando com vários profissionais de áreas específicas.
De acordo com Raquel de Menezes, diretora da Policlínica da Zona Norte, uma nova alteração na Sala 10 foi de grande importância para a manutenção da saúde dos usuários. “Recentemente lançamos uma nova proposta de acolhimento na Sala 10. Os médicos, principalmente os endocrinologistas, notaram que os pacientes, após as consultas, voltavam com os mesmos problemas. Então, a gente fez uma mini UTI, tratando e acompanhando os usuários de diferentes linhas, como: saúde mental, diabetes, feridas e obesidade”, destaca.
No período entre os meses de maio e agosto, foram atendidas 22.344 pessoas. Detalhe para as consultas aos médicos especialistas, que teve 11.112 pessoas atendidas durante esse tempo.
Recentemente, através de concursos, a Policlínica recrutou novos médicos para atender a demanda e proporcionar serviços para a população. A endocrinologista Mônica Solano, especialista em casos de diabetes, pertence ao quadro médico da unidade desde julho e explica como funciona a Linha de Cuidado durante a consulta.
“Nossa linha de cuidado mantém esse acompanhamento interdisciplinar, com nutricionistas, enfermeiros ou assistentes sociais. Quem tem diabetes requer certos cuidados, como a necessidade do nutricionista para regulamentar a alimentação, e até em alguns casos a presença de um cirurgião”, relata.
Morador do bairro de Lagoa Azul, no loteamento Gramoré, o paciente Francisco Hélder, de 59 anos, descobriu que tem diabetes há cerca de seis meses. Desde então, o usuário é atendido e monitorado pela Policlínica. “A diabete é um problema muito sério. Primeiro pelo baque grande ao descobrir, pois essa doença muda tudo nas nossas vidas. Por isso está sendo importante esse atendimento aqui na Policlínica que é uma das melhores da região, além do acompanhamento e retorno que está sendo perfeito”, conta.
Atualmente, a Policlínica possui 14 especialidades médicas, com um total de 25 profissionais. Assim, para o atendimento, o paciente conta com vários serviços, são eles: cardiologia, oftalmologia, infectologia, ginecologia, mastologia, endocrinologia, dermatologia, angiologia/cirurgia vascular, ortopedista, otorrino, pediatria, psiquiatria, reumatologia e cirurgias de pequenos portes. Além disso, separados da área médica, o serviço também conta com outras especialidades: assistência social, fonoaudióloga, nutricionista, psicologia, terapeuta ocupacional, tratamento odontológico, fisioterapia e enfermagem.
Inicialmente, a população busca o atendimento básico, mas caso a unidade não resolva o problema, o paciente é encaminhado e orientado para a Policlínica. Além disso, o agendamento pode ser feito on-line através do SISREG (Sistema de Regulamentação), ou na própria unidade toda segunda-feira. “O paciente procura a atenção básica para resolver qualquer problema de saúde, porém, o clínico geral solicita uma avaliação do especialista, um ortopedista, por exemplo. Então, automaticamente é lançado um protocolo na própria unidade de saúde, daí é agendado uma consulta para o especialista aqui na Policlínica”, informa a enfermeira Leila Morais.
Com funcionamento de segunda à sexta, das 7h às 18h, a Policlínica Norte fica localizada na Avenida Florianópolis, s/n, no Conjunto Santa Catarina, bairro Potengi, na Zona Norte de Natal.
Imagem: SMS
Fonte: Prefeitura de Natal