Com o tema ‘o sabor de cada lugar’, o Espaço Empreendedor do Sebrae na 57ª edição da Festa do Boi vai destacar sustentabilidade e valorização local, assim como apresentar inovações tecnológicas voltadas para o agronegócio. Mas ganham destaque também as tradicionais capacitações que são ofertadas a cada edição do evento com palestras, painéis, seminários e oficinas gastronômicas, inclusive essas últimas voltadas também para o público infantil. Promovida pela Associação Norte-rio-grandese de Criadores (Anorc), a Festa do Boi será realizada no período de 12 a 19 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. As inscrições para participar do Espaço Sebrae Terroir são gratuitas e podem ser feitas pela internet no site http://www.rn.sebrae.com.br/terroir/.
Os produtos terroir – aqueles cuja origem está intimamente ligada à cultura e condições geográficas de determinada região – serão um dos destaques da programação. Uma exposição com 32 empresas vai mostrar o potencial dos produtos que carregam o DNA do Rio Grande do Norte e, durante o evento, será apresentado o Manifesto em Defesa do Produto Potiguar. “Queremos com esse manifesto que toda a cadeia do setor de alimentos e bebidas assine e defenda o nosso terroir”, diz a coordenadora do Espaço Sebrae Terroir, Mona Paula Nóbrega.
Sobre a proposta do espaço, a coordenadora explica: “Nesta edição, demos um foco mais amplo ao tema terroir, abrangendo os eixos sustentabilidade, inovação e valorização local em vários momentos da programação”.
A Fazenda Digital será um espaço para apresentar novas experiências, sobretudo na área de tecnologia, capazes de otimizar a produção e gestão da propriedade. 16 startups com soluções para o agronegócio vão estar no local, apresentando as ferramentas desenvolvidas. A proposta é aproximar os produtores e empreendedores rurais às tecnologias acessíveis, para assim obterem rentabilidade, fortalecerem a gestão e ampliarem mercado. Também haverá estações –queijeira, unidade de agroecologia e aviário – e um empório, expondo os produtos terroir.
Hackaton social
O tema tecnologia entrou fortemente na programação do evento. A Social Hack, por exemplo, vai estimular o desenvolvimento de novas ferramentas para os problemas socioambientais. Trata-se de uma competição de ideias inovadoras entre universitários, no estilo hackathon. 55 universitários de 11 instituições vão concorrer para desenvolver uma solução para problemas sociais e ambientais de modo que essa ferramenta pode ser remunerada.
No Demoday de Impacto, previsto para o dia 16, serão apresentados 12 dos 60 negócios participantes do projeto de pré-aceleração de negócios de impacto social do Sebrae. Esses projetos serão expostos para investidores do segmento. “A ideia é que esses grandes empresários avaliem as ferramentas e deem o feedback. A proposta do Demoday é também aproximar esses atores”.
Outro destaque desta edição é a Rodada de Negócios, em que 35 empreendedores potiguares com produtos terroir negociar e apresentar os itens a redes de supermercado, meios de hospedagem, bares e restaurantes. A Rodada de Negócio ocorre no dia 16, no hotel Holiday Inn.
Esse tipo de produto alimentício vai compor também a Cozinha Show Sebrae & Senac, que oferecerá diariamente experiências gastronômicas para crianças e adultos com produtos terroir. Serão realizadas 32 oficinas, que vão ser ministradas por 20 chefs locais. Eles utilizarão esses itens em vários tipos de preparos. Já o Espaço Gastronômico traz uma mostra de queijos e meles terroir de várias partes do Brasil.
A sustentabilidade será abordada nas dezenas de palestras com a realização de um seminário técnico por dia, englobando as áreas de avicultura caipira, meliponicultura, apicultura, produção orgânica, pecuária, fruticultura, aquicultura e sertão empreendedor.
Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911
Crédito da Foto: Fernando Liberato