Cada vez mais, as ferramentas digitais estão inseridas nas formas de fazer negócios. Pesquisa feita pelo Sebrae Nacional mostrou que 72% dos donos de pequenos negócios no ano passado já utilizam a internet para se relacionar com seus clientes. Em se tratando de sites, o número mais que dobrou desde 2015, quando a instituição realizou levantamento semelhante, passando de 11% para 27% o percentual de empreendedores que contam com páginas na internet para seus negócios. Cada vez mais as empresas compreendem a importância da internet como ferramenta para alavancar as vendas e fomentar novos negócios
Para auxiliar empreendedores a entrarem cada vez mais nessa onda digital, o Sebrae no Rio Grande do Norte estruturou o projeto Transformação Digital, que disponibiliza para empresas tradicionais ferramentas e capacitações voltadas para adoção da tecnologia para fazer negócios e para aquelas que já estão inseridas nesse cenário a alcançar novos mercados, tudo isso baseando-se em dois pilares: relacionamento e negócios inovadores.
Uma dessas ferramentas é o Radar, uma plataforma desenhada para apoiar os empreendedores na análise de oportunidades de negócios e na localização mais adequada do seu ponto comercial. A ferramenta foi construída para oferecer de forma simples e direta, informações sobre o melhor local para abrir o negócio e as melhores atividades econômicas para se investir.
Na área de capacitação, o projeto também tem a ferramenta Negócios 4.0, que traz soluções para ajudar o empreendedor a se preparar para os desafios que o mercado moderno impõe. São quatro módulos: Comércios e Mídias Sociais; Inovação e Novas Tecnologias; Comportamento do Consumidor na Era Digital; e Operação e Engajamento de Equipes e Clientes.
As soluções do projeto se completam com a Arena Sebrae Digital, evento em que serão disponibilizar conhecimento e ferramentas inovadoras e acessíveis aos pequenos negócios no Rio Grande do Norte, mostrando de maneira prática como a transformação digital pode acontecer dentro das empresas ou nos futuros negócios. O evento será realizado nos dias 19 e 20 de novembro, na Arena das Dunas.
Presença digital
O evento vai servir para mostrar como essas novas ferramentas, como as redes sociais, podem fazer a diferença desde que planejamento e foco nesse novo consumidor. Ter um site na internet, por exemplo, pode mudar os rumos do negócio. No entanto, a criação de uma página na internet exige cuidados, a começar pela sua apresentação, pois ela define a própria identidade da empresa.
Além disso, a ferramenta tem que ser de fácil manuseio para que o público-alvo tenha um acesso mais rápido e sem perda de tempo. É fundamental, ainda, oferecer informações precisas sobre os serviços ou produtos ofertados para que o cliente saiba com quem está negociando, qual a origem dos produtos que provavelmente irá adquirir, bem como a qualidade e idoneidade da empresa.
Se a intenção, além de ter um site próprio, é criar uma loja virtual, é preciso saber qual tipo de tecnologia é mais adequada às necessidades, capacidades e exigências do negócio. Se o espaço é exclusivo de vendas, o empreendedor deverá usar ferramentas específicas, voltadas para as suas necessidades. Para montá-la, é necessário contratar uma empresa especializada, que vai customizar a página, atendendo às suas exigências e especificações, por meio da segmentação de seções e dos produtos disponíveis para venda, por exemplo.
Cinco dicas para criar um site
1. Pense como seu cliente – Planeje o site de forma que auxilie seu cliente a tomar a decisão de adquirir seu produto ou serviço. Vale testar o protótipo antes de colocar no ar, fazer pesquisa periódica e analisar o que seus concorrentes estão fazendo para que possa se diferenciar.
2. Produza conteúdo relevante – Um bom conteúdo é capaz de atrair visitantes, uma vez que a qualidade (aliada ao correto uso de termos-chave) pode garantir uma boa posição no resultado de buscas do Google. Considere produzir textos, fotos e vídeos relevantes. É possível utilizar boa parte dessa produção para divulgação nas redes sociais e em e-mail marketing, por exemplo, o que permite acessar novos e atuais clientes.
3. Ofereça serviços – Você pode adicionar uma ampla gama de serviços que façam a diferença para seu cliente. Pode ser o agendamento em restaurantes, bares ou salões de beleza; um calendário de eventos com a reserva dos ingressos; enquetes para saber qual produto deve entrar em promoção; uma loja virtual com o catálogo de produtos; atendimento por videochat; e, até um fórum colaborativo, que ajude a resolver dúvidas dos clientes.
4. Facilite o contato – Ter um formulário de contato é o ponto de partida para qualquer site. Mas você pode ir além deixando o link para que seu cliente fale com você diretamente pelo WhatsApp Business ou mesmo, dependendo do volume de interações, utilizar um chatbot, que é um robô digital, para responder perguntas mais básicas. Também divulgue as redes sociais onde seu negócio tem presença para que os clientes possam acessar.
5. Monitore – Abuse das ferramentas gratuitas que te ajudam a entender o comportamento do usuário no seu site: de onde é, como chegou até você, o que acessa, quanto tempo usa, quais problemas enfrenta e aonde vai. Essas são algumas questões que podem ser respondidas usando ferramentas como Google Analytics, Mouseflow e Hotjar.
Serviço:
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